PRIMEIRO RELATO DE LARVAS DE RAPHIDASCARIS SP. (NEMATODA: ANISAKIDAE) EMTRACHINOTUS CAROLINUS (PERCIFORMES: CARANGIDAE) NO ESTADO DO PARÁ,BRASIL.

Code: 201101981
28
10
Título

PRIMEIRO RELATO DE LARVAS DE RAPHIDASCARIS SP. (NEMATODA: ANISAKIDAE) EMTRACHINOTUS CAROLINUS (PERCIFORMES: CARANGIDAE) NO ESTADO DO PARÁ,BRASIL.

Autores(as):
  • Héllida Negrão Dias

    Dias, Héllida Negrão

  • Rafaela Pacheco Avelas

    Avelas, Rafaela Pacheco

  • Evelize Cristina Rodrigues

    Rodrigues, Evelize Cristina

  • Yasmin Monteiro Cruz

    Cruz, Yasmin Monteiro

  • Mônica de Oliveira Corrêa

    Corrêa, Mônica de Oliveira

  • Tiago Monteiro Almeida

    Almeida, Tiago Monteiro

  • Raul Henryque da Silva Pinheiro

    Pinheiro, Raul Henryque da Silva

  • Carlos Alberto Machado da Rocha

    Rocha, Carlos Alberto Machado da

DOI
10.37885/201101981
Publicado em

28/12/2020

Páginas

294-306

Capítulo

22

Resumo

O pescado é um alimento de importância nutricional destacável por ser fonte alimentar rica em proteínas, aminoácidos essenciais e elementos minerais necessários. Porém, se parasitado perde sua qualidade e não são mais considerados boas fontes alimentares para uma dieta saudável. Objetivo: o presente trabalho consiste em descrever o primeiro relato de larvas de helminto do gênero Raphidascaris sp. (Nematoda: Anisakidae) para a espécie de peixe Trachinotus carolinos Linnaeus, 1766 (Perciformes: Carangidae) provenientes do mercado municipal de Salinópolis – Pará. Métodos: foram analisados 40 espécimes de Trachinotus carolinus, com médias de comprimento total de 30 ± 17,5 cm e peso de 384,8 ± 63,17g. O conteúdo estomacal foi analisado com auxílio de estereomicroscópio e as larvas encontradas adicionadas em solução AFA. Resultados: foram coletados um total de 1.163 larvas do parasito, tendo a prevalência de 95% dos peixes parasitados. Apresentando índices ecológicos parasitários de intensidade média de 30,60 (DP ± 16,97) e abundância média de 29, 075 e amplitude de 1-184. Conclusão: sendo o presente trabalho o primeiro da região Norte a descrever o gênero de parasita Raphidascaris para T. carolinus, mostra a necessidade de intensificação de estudos da fauna parasitária em peixes nesta região, de modo a prover um maior conhecimento sobre infestação por parte de parasitas em diferentes hospedeiros.

Palavras-chave

Nematoides; Pampo; Salinópolis-PA

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.