PREVENÇÃO AO BULLYING - INTERVENÇÃO BASEADA NA ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Code: 210906055
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Título

PREVENÇÃO AO BULLYING - INTERVENÇÃO BASEADA NA ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Autores(as):
  • Fabiane Silveira Martins

    Martins, Fabiane Silveira

  • Giane Inês Faust

    Faust, Giane Inês

DOI
10.37885/210906055
Publicado em

29/12/2021

Páginas

53-67

Capítulo

4

Resumo

O bullying é um fenômeno complexo, caracterizado por agressões intencionais e sistemáticas que podem impactar negativamente o desenvolvimento dos envolvidos. Atualmente a implementação de estratégias de combate ao bullying nas escolas brasileiras é exigida por lei. Algumas intervenções são desenvolvidas buscando a identificação de fatores de risco e de proteção, importantes para um melhor ajustamento dos jovens. Uma das perspectivas mais adotadas pelas intervenções em settings escolares é a Abordagem Cognitivo-Comportamental. O objetivo desta comunicação breve é descrever uma intervenção desenvolvida em uma escola para prevenção ao bullying, fundamentada na ACC, voltada para pré-escolares e escolares. Utilizou-se metodologia qualitativa, tipo de estudo exploratório e a amostra constou de alunos entre 2 e 14 anos, totalizando 1632 participantes. As estratégias mais utilizadas foram a psicoeducação sobre bullying e emoções, técnicas de relaxamento e treino de habilidades sociais. Diversas atividades foram realizadas com alunos, familiares, professores e equipe escolar. Os resultados observados foram: sistematização de um projeto de ampla abrangência acerca da prevenção, resultando no desenvolvimento de uma cartilha modelo para futuras intervenções; definição de estratégias fundamentadas na ACC, instrumentalizando professores e alunos com diferentes formas de manejo do bullying e difusão da cultura de paz.

Palavras-chave

Bullying, Psicoeducação, Prevenção.

Autor(a) Correspondente
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