PREVALÊNCIA DE FATORES ANTROPOMÉTRICOS EM CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA DE UM MUNICÍPÍO DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ - ANTES E PÓS PANDEMIA COVID-19
Laís Medina
MEDINA, L. F. F.
Fábio Frez
FREZ, F. L. V.
Igor Maschio
MASCHIO, I. M. D.
Thiago Lima
LIMA, T. K. G.
Larissa Rocha
ROCHA, L. C.
Victória Oliveira
OLIVEIRA, V. H.
Flávia Frez
FREZ, F. C. V.
Edicleia Rampani
RAMPANI, E. M.
Gabriel Sarache
SARACHE, G.
Flávia Teixeira
TEIXEIRA, F.
30/03/2024
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COVID-19 CHRONICLES: PESQUISAS REALIZADAS DURANTE A PANDEMIA
Alimentação escolar é todo alimento fornecido no ambiente escolar durante o período letivo, sendo um direito dos alunos e um dever do Estado. Com o objetivo de garantir a alimentação escolar para todos os alunos da rede básica de ensino, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) auxilia na promoção de desenvolvimento, no rendimento escolar, como também na formação de hábitos alimentares saudáveis entre os escolares, desenvolvendo estratégias que promovam educação nutricional e alimentar, como também, a garantia de oferecimento de uma alimentação que supra toda necessidade energética e nutricional ideais para o bom desenvolvimento de escolares. Sabendo-se disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a prevalência de variáveis antropométricas sobre o estado nutricional de pré-escolares. Para o acompanhamento do perfil nutricional de crianças e adolescentes, foi realizado uma avaliação antropométrica, onde foram coletadas amostras de altura e peso de 210 crianças de ambos os sexos, com média de idade de 9 meses ± 4 anos, sendo que 6,19% (13) apresentaram baixo peso, 57,14% (120) peso adequado, 24,28% (51) sobrepeso e 12,38% (26) obesidade, classificados através dos pontos do Escore-Z de IMC para idade. Conclui-se que, embora grande parte dos escolares apresentam um estado nutricional adequado para sua idade, os níveis de obesidade ainda estão altos devido à uma má alimentação consumida, principalmente, no período pandêmico, atrelado ao alto consumo de alimentos ultra processados habitualmente, comprovando que crianças que frequentam a creche em tempo integral apresentam estado nutricional eutrófico.
Alimentação escolar, desenvolvimento de crianças pré-escolares, análise nutricional de crianças.
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