PRESENÇA NOTADA, AUSÊNCIA SENTIDA: CONCEPÇÕES DE DOCENTES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Jónata Ferreira de Moura
Moura, Jónata Ferreira de
Lívia Machado Oliveira
Oliveira, Lívia Machado
Jonas Alves da Silva Junior
Silva Junior, Jonas Alves da
Matheus Fortunato da Silva
Silva, Matheus Fortunato da
01/07/2021
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EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE: PERSPECTIVA CRÍTICA E DECOLONIAL NO ESPAÇO ESCOLAR E NÃO-ESCOLAR
Este artigo tem por objetivo analisar como se dá a construção social de docentes homens atuantes na Educação Infantil exercendo masculinidades periféricas, refletindo sobre como os atravessamentos sociais, relacionados à perspectiva dos Estudos de Gênero, influenciam nesse processo. Sendo esta pesquisa de caráter qualitativo, utilizamos como ferramenta metodológica a aplicação de um questionário com o intuito de refletir sobre a identidade docente de sete profissionais que atuam na Educação Infantil em quatro municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A análise dos dados buscou compreender como professores que atuam neste segmento representam sua própria ação pedagógica em meio a tantos preconceitos e estereótipos que cercam a figura masculina na atuação profissional com crianças. Diante desse cenário de tensões e conflitos, a escola, sobretudo na Educação Infantil, precisa romper com os estereótipos que a estigmatizaram ao longo dos anos, para que suas práticas e os agentes que nela atuam possam alcançar a instauração de uma Educação mais democrática, plural e inclusiva.
Gênero. Masculinidades. Docência. Educação Infantil.
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