PRESENÇA NOTADA, AUSÊNCIA SENTIDA: CONCEPÇÕES DE DOCENTES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Code: 210504854
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Título

PRESENÇA NOTADA, AUSÊNCIA SENTIDA: CONCEPÇÕES DE DOCENTES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores(as):
  • Jónata Ferreira de Moura

    Moura, Jónata Ferreira de

  • Lívia Machado Oliveira

    Oliveira, Lívia Machado

  • Jonas Alves da Silva Junior

    Silva Junior, Jonas Alves da

  • Matheus Fortunato da Silva

    Silva, Matheus Fortunato da

DOI
10.37885/210504854
Publicado em

01/07/2021

Páginas

46-64

Capítulo

4

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como se dá a construção social de docentes homens atuantes na Educação Infantil exercendo masculinidades periféricas, refletindo sobre como os atravessamentos sociais, relacionados à perspectiva dos Estudos de Gênero, influenciam nesse processo. Sendo esta pesquisa de caráter qualitativo, utilizamos como ferramenta metodológica a aplicação de um questionário com o intuito de refletir sobre a identidade docente de sete profissionais que atuam na Educação Infantil em quatro municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A análise dos dados buscou compreender como professores que atuam neste segmento representam sua própria ação pedagógica em meio a tantos preconceitos e estereótipos que cercam a figura masculina na atuação profissional com crianças. Diante desse cenário de tensões e conflitos, a escola, sobretudo na Educação Infantil, precisa romper com os estereótipos que a estigmatizaram ao longo dos anos, para que suas práticas e os agentes que nela atuam possam alcançar a instauração de uma Educação mais democrática, plural e inclusiva.

Palavras-chave

Gênero. Masculinidades. Docência. Educação Infantil.

Autor(a) Correspondente
Licença

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