PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA PÓLO GENERAL RONDON NA ALDEIA BANANAL DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Aparecida dos Santos de Sousa
Sousa, Aparecida dos Santos de
Valdênia Rodrigues Fernandes Eleotério
Eleotério, Valdênia Rodrigues Fernandes
Flavia de Sousa Polini
Polini, Flavia de Sousa
01/12/2021
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Este artigo é um recorte de uma pesquisa sobre educação escolar indígena. Objetivo que guiou o presente estudo foi pesquisar se as práticas pedagógicas desenvolvidas pela professora do Atendimento Educacional Especializado fomentam a aprendizagem de alunos indígenas deficientes da etnia terena. A pesquisa é de natureza qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. O sujeito da pesquisa é uma professora de apoio educacional especializado. O campo empírico é a Escola Municipal Indígena Pólo General Rondon, localizada na Aldeia Bananal, distrito de Taunay, no município de Aquidauana, no estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados demonstraram que as práticas pedagógicas desenvolvidas pela professora do Atendimento Educacional Especializado são voltadas para o desenvolvimento acadêmico, pessoal, social e humano, também são elaboradas de acordo com as especificidades de cada aluno e as condições materiais disponibilizadas pela escola contribuindo significativamente com a aprendizagem, a autonomia e o protagonismo estudantil.
Atendimento Educacional Especializado, Aluno deficiente indígena, Processo de ensino/aprendizagem.
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