PRÁTICAS METODOLÓGICAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Code: 230211926
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Título

PRÁTICAS METODOLÓGICAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores(as):
  • Diana Gonçalves Figueiredo

    Figueiredo, D.G

  • Maria Da Conceição Costa Rivemales

    Rivemales, M.C.C.

  • Marcus Fernando Da Silva Praxedes

    Praxedes, M.F.S.

DOI
10.37885/230211926
Publicado em

01/03/2023

Páginas

1104-1117

Capítulo

80

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH X

Resumo

A partir da interrupção das atividades escolares presenciais em decorrência da pandemia COVID-19, objetiva-se nesse artigo refletir sobre as principais ferramentas digitais utilizadas pelos professores do ensino fundamental em tempos de pandemia a partir de uma revisão narrativa de literatura. Justifica-se a necessidade desse estudo na busca de resultados da integração das ferramentas digitais, bem como o uso dessas tecnologias digitais colaborou para o aprimoramento das competências e participação ativa dos discentes, relatando experiências pedagógicas de docentes, adaptadas para o ensino remoto. Para sistematização dos dados pesquisados foram identificados, explorados e sintetizados de forma narrativa com a tabulação dos resultados dos estudos incluídos, sendo estes conduzidos a partir da análise descritiva. Os resultados evidenciam que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) enriquece e fortalece o processo de ensino e aprendizagem proporcionando aos docentes e discentes diferentes possibilidades de ensinar, aprender e construir conhecimentos.

Palavras-chave

Pandemia, Ensino remoto, Ferramentas digitais, Recursos Digitais.

Autor(a) Correspondente
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