PRÁTICAS METODOLÓGICAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
Diana Gonçalves Figueiredo
Figueiredo, D.G
Maria Da Conceição Costa Rivemales
Rivemales, M.C.C.
Marcus Fernando Da Silva Praxedes
Praxedes, M.F.S.
01/03/2023
1104-1117
80
A partir da interrupção das atividades escolares presenciais em decorrência da pandemia COVID-19, objetiva-se nesse artigo refletir sobre as principais ferramentas digitais utilizadas pelos professores do ensino fundamental em tempos de pandemia a partir de uma revisão narrativa de literatura. Justifica-se a necessidade desse estudo na busca de resultados da integração das ferramentas digitais, bem como o uso dessas tecnologias digitais colaborou para o aprimoramento das competências e participação ativa dos discentes, relatando experiências pedagógicas de docentes, adaptadas para o ensino remoto. Para sistematização dos dados pesquisados foram identificados, explorados e sintetizados de forma narrativa com a tabulação dos resultados dos estudos incluídos, sendo estes conduzidos a partir da análise descritiva. Os resultados evidenciam que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) enriquece e fortalece o processo de ensino e aprendizagem proporcionando aos docentes e discentes diferentes possibilidades de ensinar, aprender e construir conhecimentos.
Pandemia, Ensino remoto, Ferramentas digitais, Recursos Digitais.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.