PRÁTICAS LÚDICAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL INFANTIL BASEADAS NO SEMÁFORO NUTRICIONAL

Code: 210303692
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Título

PRÁTICAS LÚDICAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL INFANTIL BASEADAS NO SEMÁFORO NUTRICIONAL

Autores(as):
  • Núbia Alves Grandini

    Grandini, Núbia Alves

  • Thamyres Campêlo Jales França

    França, Thamyres Campêlo Jales

  • Thamara Sobrinho Ferreira

    Ferreira, Thamara Sobrinho

  • Bruna Lannes Schuabb

    Schuabb, Bruna Lannes

  • Luis Felipe da Silva Alves

    Alves, Luis Felipe da Silva

  • Aline Cordeiro Viana

    Viana, Aline Cordeiro

  • Laiza Pereira Gonçalves Souto

    Souto, Laiza Pereira Gonçalves

  • Keila Corrêa Quirino de Andrade

    Andrade, Keila Corrêa Quirino de

  • Kátia Calvi Lenzi de Almeida

    Almeida, Kátia Calvi Lenzi de

  • Juliana Tomaz Pacheco Latini

    Latini, Juliana Tomaz Pacheco

DOI
10.37885/210303692
Publicado em

28/04/2021

Páginas

265-278

Capítulo

23

Resumo

Introdução: Sabe-se que a publicidade alimentar, especialmente a infantil, é de grande influência no momento de escolha dos alimentos. Dessa forma, a educação nutricional infantil é uma grande aliada na promoção de saúde infantil. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi utilizar as normatizações do “Semáforo Nutricional”, adaptadas através de técnicas lúdicas, para orientação nutricional de crianças matriculadas em escolas do município de Macaé/RJ. Métodos: Foram selecionadas apenas crianças ainda não alfabetizadas por constituírem um grupo mais vulnerável à influência exercida pela publicidade infantil de alimentos, o que as tornam ainda mais necessitadas de orientação acerca da escolha de alimentos saudáveis. Realizou-se dinâmicas abordando temas sobre alimentação infantil e promoção de hábitos saudáveis, baseadas nas informações descritas na RDC 24/2010. Após, aplicou–se o "Semáforo Nutricional", que se baseia nas cores do semáforo para classificação nutricional dos alimentos. Para facilitação do entendimento das crianças participantes essa técnica foi adaptada, onde foram realizadas atividades lúdicas, como jogos de tabuleiro, cartas e um quadro imantado com figuras de alimentos que se classificam nos três critérios do “Semáforo Nutricional” (sinal verde, amarelo e vermelho), onde as crianças fizeram a categorização dos alimentos quanto à sua qualidade nutricional, utilizando os ensinamentos adquiridos nas dinâmicas citadas anteriormente. As atividades foram gravadas e analisadas para verificação do entendimento pelas crianças das atividades quanto a qualidade nutricional dos alimentos. Resultados e Conclusão: Os resultados iniciais sugerem que o Semáforo Nutricional representa um bom instrumento para orientação nutricional infantil, porém, mais dados precisam ser levantados que confirmem tal sugestão.

Palavras-chave

Semáforo Nutricional, alimentação infantil, educação alimentar e nutricional, publicidade infantil de alimentos, rotulagem nutricional.

Autor(a) Correspondente
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