PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES APOIADAS POR PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Code: 201102023
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Título

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES APOIADAS POR PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Autores(as):
  • Olavo José Luiz Junior

  • Luiz Fernando Delboni Lomba

DOI
  • DOI
  • 10.37885/201102023
    Publicado em

    18/12/2020

    Páginas

    136-148

    Capítulo

    9

    Resumo

    Com a implantação dos Institutos Federais, foi construı́da no Brasil uma organização pedagógica que contempla cursos que vão da educação básica à superior, oportunizando que os conceitos da computação sejam introduzidos já na educação básica. Os cursos técnicos da área da computação não devem se prender apenas a ensinar o “fazer”, mas o ensinar para “saber fazer” e “saber buscar o que fazer”. O objetivo da atividade relatada foi ampliar o escopo de aplicação prática de disciplinas técnicas do currı́culo do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. A abordagem foi desenvolver as competências de diferentes disciplinas em uma atividade conjunta, realizada sob a ótica da atuação em um ambiente profissional, baseada na metodologia da problematização. Os resultados apresentam as percepções dos professores quanto ao processo de avaliação e quanto à operacionalização de atividades desta natureza, concluindo-se que este tipo de abordagem infere mais significado aos aprendizes, superando a divisão do trabalho entre as ações de executar e de pensar.

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    Palavras-chave

    Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, Ensino Apoiado por Problemas, Formação do Técnico em Informática

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