PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA NUMA ESCOLA DE MAGISTÉRIO, BENGUELA, ANGOLA

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Título

PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA NUMA ESCOLA DE MAGISTÉRIO, BENGUELA, ANGOLA

Autores(as):
  • Paulino Ndulo Tchilata

  • Carlos Alberto Rodrigues Pinto

  • Fernando Vianeque Agostinho

  • Margareth Azenaid Ebó Pereira João Justino

DOI
  • DOI
  • 10.37885/221211589
    Publicado em

    31/01/2023

    Páginas

    185-197

    Capítulo

    14

    Resumo

    O ensino das ciências experimentais, com enfoque para a Química, na formação de futuros profissionais, requer do professor um conjunto de habilidades profissionais que lhe permitam adoptar métodos e procedimentos que assegurem a efectiva aprendizagem significativa e contextual dos conteúdos por parte dos alunos. O presente trabalho teve como objectivo analisar a percepção dos professores e alunos sobre as práticas experimentais no processo de ensino-aprendizagem da Química na Escola de Magistério Comandante Kwenha BG 1124, Benguela, que forma professores desta disciplina para o 1.º ciclo do Ensino Secundário. Para a realizou-se do estudo, utilizaram-se métodos de investigação de nível teórico, empírico e matemático-estatístico. Trabalhou-se com uma amostra de 6 professores e 37 alunos, durante o ano lectivo de 2019. Os resultados do estudo sugerem a existência de limitações na utilização de práticas experimentais no processo de ensino-aprendizagem da Química, não obstante os professores e alunos atribuírem singular importância à experimentação para o desenvolvimento de aprendizagem significativa dos conteúdos. O estudo sugere, igualmente, a necessidade de acções de superação dos professores para a adopção de práticas experimentais com recurso aos materiais de fácil acesso, potenciando maior interesse dos alunos pela disciplina e pela futura profissão docente no ensino secundário.

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    Palavras-chave

    Prática experimental, Ensino da Química, Formação de professores.

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