PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA NUMA ESCOLA DE MAGISTÉRIO, BENGUELA, ANGOLA
Paulino Ndulo Tchilata
Tchilata, Paulino Ndulo
Carlos Alberto Rodrigues Pinto
Pinto, Carlos Alberto Rodrigues
Fernando Vianeque Agostinho
Agostinho, Fernando Vianeque
Margareth Azenaid Ebó Pereira João Justino
Justino, Margareth Azenaid Ebó Pereira João
31/01/2023
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O ensino das ciências experimentais, com enfoque para a Química, na formação de futuros profissionais, requer do professor um conjunto de habilidades profissionais que lhe permitam adoptar métodos e procedimentos que assegurem a efectiva aprendizagem significativa e contextual dos conteúdos por parte dos alunos. O presente trabalho teve como objectivo analisar a percepção dos professores e alunos sobre as práticas experimentais no processo de ensino-aprendizagem da Química na Escola de Magistério Comandante Kwenha BG 1124, Benguela, que forma professores desta disciplina para o 1.º ciclo do Ensino Secundário. Para a realizou-se do estudo, utilizaram-se métodos de investigação de nível teórico, empírico e matemático-estatístico. Trabalhou-se com uma amostra de 6 professores e 37 alunos, durante o ano lectivo de 2019. Os resultados do estudo sugerem a existência de limitações na utilização de práticas experimentais no processo de ensino-aprendizagem da Química, não obstante os professores e alunos atribuírem singular importância à experimentação para o desenvolvimento de aprendizagem significativa dos conteúdos. O estudo sugere, igualmente, a necessidade de acções de superação dos professores para a adopção de práticas experimentais com recurso aos materiais de fácil acesso, potenciando maior interesse dos alunos pela disciplina e pela futura profissão docente no ensino secundário.
Prática experimental, Ensino da Química, Formação de professores.
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