PRÁTICAS ESCOLARES NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE VELHO CHICO: GESTÃO EDUCACIONAL E QUALIDADE SOCIAL EM FOCO
Jose Expedito De Jesus Junior
Jesus Junior, Jose Expedito De
Nadia Hage Fialho
Fialho, Nadia Hage
01/04/2022
59-67
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A compreensão da gestão da educacional como campo de conhecimento e prática social é central neste trabalho. Tem como objetivo de identificar, nas práticas gestoras cotidianas e experiências administrativas, espaços político-culturais e organizacionais que contribuam para a qualidade social da Educação Básica. Esta pesquisa em andamento do ponto de vista da abordagem do problema caracteriza-se como qualitativa e, por meio de uma pesquisa etnográfica, usaremos a observação participante, a entrevista em profundidade e a análise documental como dispositivos de coleta de dados. Neste estudo, servimo-nos do conceito de gestão educacional na perspectiva multidimensional, que traz em sua abordagem uma visão crítica e uma racionalidade global compreensiva do processo de (re)construção do conteúdo histórico da gestão no contexto da educação como campo de estudo e instrumento de intervenção social; de qualidade referenciada no social, que envolve os princípios de qualidade formal e qualidade política como dimensões integradas, cuja base decorre do desenvolvimento de relações sociais (políticas, econômicas e culturais) contextualizadas. A associação do conceito de gestão educacional à de qualidade social da educação se constitui em um desfio a ser posto na ação de investigar o processo de efetivação das práticas de gestão nas dimensões econômica, política, cultural e pedagógica, dos critérios de qualidade social da Educação Básica no âmbito do Território de Identidade Velho Chico.
Administração da Educação, Educação Básica, Território de Identidade.
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