PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE TOXOPLASMOSE GESTACIONAL E CONGÊNITA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Code: 230814068
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Título

PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE TOXOPLASMOSE GESTACIONAL E CONGÊNITA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores(as):
  • Elâne Rafaella Cordeiro Nunes Serafim

    Nunes-Serafim, Elâne Rafaella Cordeiro

  • Vitória Nogueira Borges Duarte Borges Duarte

    Duarte. Vitória Nogueira Borges

  • Ísis Naíta Do Nascimento Guerreiro Guerreiro

    Guerreiro, Ísis Naíta do Nascimento

  • Ítalo Vilela Colaço Colaço

    Colaço, Ítalo Vilela

  • Mônica Belo Cavalcanti Ribeiro

    Ribeiro, Mônica Belo Cavalcanti

  • Rildo Braz Da Silva Neto Silva Neto

    Silva Neto, Rildo Braz da

  • Maria Estephany Teixeira Aquino

    Aquino, Maria Estephany Teixeira

DOI
10.37885/230814068
Publicado em

30/09/2023

Páginas

119-130

Capítulo

9

Resumo

A toxoplasmose é uma doença infectocontagiosa causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. No Brasil, a atenção primária à saúde atua na prevenção e controle da doença. Diante desse cenário, questionou-se como a atenção primária realiza práticas educativas sobre toxoplasmose. Elaborou-se uma revisão narrativa sobre a doença (histórico, epidemiologia, sinais clínicos, tratamento, diagnóstico), política pública sobre toxoplasmose e práticas educativas sobre toxoplasmose na atenção primária. Observou-se que ao longo dos anos diferentes contribuições científicas elucidaram sobre o tema em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil. Em relação às políticas públicas no país, as legislações existentes vêm se estruturando com o passar do tempo, visando ampliar a linha de cuidado da toxoplasmose. Na atenção primária as práticas educativas podem ser adaptadas de acordo com o público e cenários de vivência como as salas de espera ou sala de aula. É importante avaliar quais métodos e recursos lúdicos podem ser utilizados durante as ações educativas. Conclui-se que a realização de práticas educativas na atenção primária tem um alto poder de disseminação de informação na comunidade e com a própria equipe de saúde, sendo importante que os profissionais de saúde sejam capacitados em relação às estratégias metodológicas que permitam otimizar as ações.

Palavras-chave

Doença negligenciada; educação em saúde; sala de espera.

Autor(a) Correspondente
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