PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS ENTRE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Code: 240215860
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Título

PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS ENTRE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores(as):
  • Algeless Milka Pereira Meireles Da Silva

    Silva, Algeless Milka Pereira Meireles

  • Reinaldo Leandro Gomes De Aquino

    Aquino, Reinaldo Leandro Gomes

  • Marcilene Araújo Dias

    Dias, Marcilene Araújo

  • Darwin Andrés Díaz Gómez

    Gómez, Darwin Andrés Díaz

DOI
10.37885/240215860
Publicado em

30/03/2024

Páginas

687-702

Capítulo

42

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XIV

Resumo

Objetivo: O objetivo do trabalho é caracterizar práticas educativas com potencial inovador mediadas pelas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) utilizadas por docentes no ensino superior a partir de estudos publicados na literatura. Métodos: Realizou-se uma revisão integrativa de literatura com artigos publicados entre 2011 e 2021 nas bases de dados Scielo, Web Of Science, EBSCO e Periódicos da CAPES, utilizando-se descritores, operadores boleanos, critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Seguindo as estratégias de busca, encontraram-se 77 artigos publicados, sendo que cinco correspondem aos critérios estabelecidos. Os resultados mostram práticas educativas com potencial inovador no ensino superior por meio do uso das TDIC, entre elas, aplicativos de redes sociais e ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), cursos de graduação e de formação continuada dirigido a docentes. Conclusão: Destaca-se a necessidade de realizar estudos que analisem os elementos dessas práticas e seu papel inovador frente à melhoria dos processos e resultados da aprendizagem. Além disso, ressalta-se a importância de compreender como se dá esse processo de inovação desde a perspectiva do sujeito que aprende e como percebe a transformação do processo de ensino e aprendizagem por meio do uso das tecnologias.

Palavras-chave

Inovação, educação, tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), práticas educativas inovadoras

Autor(a) Correspondente
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