PRÁTICAS EDUCATIVAS DA ENFERMAGEM E O AUTOCUIDADO DOS ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 210203136
20
5
Título

PRÁTICAS EDUCATIVAS DA ENFERMAGEM E O AUTOCUIDADO DOS ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • Isabelle Cerqueira Sousa

    Sousa, Isabelle Cerqueira

  • Fatima Dayanne Wirtzbiki Ferreira

    Ferreira, Fatima Dayanne Wirtzbiki

  • Laurineide de Fatima Diniz Cavalcante

    Cavalcante, Laurineide de Fatima Diniz

DOI
10.37885/210203136
Publicado em

01/05/2021

Páginas

205-218

Capítulo

16

Resumo

O estudo objetiva descrever as relações existentes entre a prática de educação em saúde realizada para o público adolescente, e suas interferências no autocuidado deles, nos âmbitos relativos à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis através da educação e promoção da saúde. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, acerca de uma oficina realizada em uma escola pública estadual, com turmas do ensino médio, sobre a temática das Infecções Sexualmente Transmissíveis. O referencial teórico-metodológico adotado baseou-se nos preceitos da Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem. Podemos perceber a importância que as práticas educativas em saúde possuem no contexto da sexualidade dos jovens, e suas possíveis interferências positivas no autocuidado deles. Foi evidenciado que a maior parte dos adolescentes apresentavam dúvidas referentes ao uso de preservativos e sobre as principais infecções sexualmente transmissíveis. Iniciativas que visam à promoção da saúde e a disseminação de saberes acerca da saúde sexual dos jovens são de suma importância na interferência positiva no autocuidado dessa população.

Palavras-chave

Adolescente, Enfermagem, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.