PRÁTICAS E MOTIVAÇÕES DE PROFESSORES DE TAUBATÉ/SP NA RELAÇÃO ENTRE AS CIÊNCIAS E A LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO
Tiago Coelho de Campos
CAMPOS, T. C.
Maurício Compiani
COMPIANI, M.
30/08/2022
134-142
9
EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PESQUISA, APLICAÇÃO E NOVAS TENDÊNCIAS - VOLUME 2
O trabalho visibiliza as estratégias didáticas e as motivações de 5 professores do município de Taubaté em experiências profissionais pautadas na relação entre a literatura de Monteiro Lobato e o Ensino de Ciências, a partir de entrevistas semiestruturadas. Os pesquisadores estabeleceram um comparativo entre as estratégias narradas pelos docentes, percebendo a prevalência da busca por atividades de ensino mais humanizadas e que tragam a ciência dentro de um contexto social, embora outras motivações também estejam em jogo. Também foi verificado que as referidas práticas pedagógicas significam uma expansão em relação ao que já foi relatado na literatura de ensino de ciência brasileira. Discute-se, assim, a importância da cultura municipal, a qual tem Monteiro Lobato como uma figura de peso, na construção de propostas de ensino baseadas na literatura do escritor.
Monteiro Lobato, Ensino de Ciências, Literatura e Ciência, Pedagogia do Lugar, Taubaté.
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