PRÁTICAS DE SALA DE AULA DE UMA PROFESSORA QUE ENSINOU MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA MONTESSORIANA DURANTE A PANDEMIA

Code: 240215783
Downloads
2
Views
30
Compartilhe
Título

PRÁTICAS DE SALA DE AULA DE UMA PROFESSORA QUE ENSINOU MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA MONTESSORIANA DURANTE A PANDEMIA

Autores(as):
  • Caroline De Paula Ribeiro

  • Reginaldo Fernando Carneiro

DOI
  • DOI
  • 10.37885/240215783
    Publicado em

    30/04/2024

    Páginas

    94-117

    Capítulo

    5

    Resumo

    O presente artigo é parte de uma dissertação de mestrado desenvolvida durante o período pandêmico por uma docente que lecionava nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola montessoriana. Trata-se de uma pesquisa da própria prática que busca examinar as possibilidades de ensino da multiplicação no contexto do ensino remoto a partir da prática desenvolvida pela professora dos anos iniciais com alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Juiz de Fora, Minas Gerais. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa em que utilizou gravações das aulas e as notas de campo da investigadora para a produção de dados. Os resultados evidenciaram que houve a possibilidade de trabalho com a multiplicação durante a pandemia, não com os mesmos materiais manipuláveis utilizados nas escolas montessorianas, mas com materiais inspirados na filosofia de Maria Montessori e jogos online que abordavam os temas estudados. Além disso, com algumas adaptações realizadas pela professora, foi possível adequar os temas trabalhados com a turma do 3º ano do Ensino Fundamental de acordo com a proposta pedagógica da escola que foi contexto desta investigação.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Multiplicação, prática docente, Montessori, anos iniciais, pandemia

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar