PRÁTICAS DE LETRAMENTO E A FORMAÇÃO DE LEITORES EM EJA: SABERES NECESSÁRIOS

Code: 201001937
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Título

PRÁTICAS DE LETRAMENTO E A FORMAÇÃO DE LEITORES EM EJA: SABERES NECESSÁRIOS

Autores(as):
  • Sônia Vieira de Souza Bispo

    Bispo, Sônia Vieira de Souza

  • Vânia Pessoa Jornane Barbosa dos Santos

    Santos, Vânia Pessoa Jornane Barbosa dos

  • Nildélia Souza Silva

    Silva, Nildélia Souza

DOI
10.37885/201001937
Publicado em

08/12/2020

Páginas

525-535

Capítulo

35

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência docente vivenciado em uma turma do Ensino Fundamental anos iniciais (EJA) Fase I, de uma escola do município de Lauro de Freitas-Bahia, em que buscamos evidenciar e compreender no âmbito escolar a sistematização de propostas pedagógicas em torno do aprendizado da leitura, vinculadas aos princípios da educação inclusiva, usando estratégias facilitadoras para a formação de leitores contemporâneos, saberes necessários aos sujeitos de escrita. Para o embasamento teórico sobre os temas em destaque, nos apoiamos nas concepções da abordagem qualitativa e sociointeracionista e discursiva, com vistas a compreensão da dinâmica dessa modalidade de ensino, atreladas ao uso da leitura no cotidiano. As contribuições dos participantes, sujeitos desta investigação, foram fundamentais no desenvolvimento desse trabalho na perspectiva da construção de suas autobiografias, relatando sua própria história, possibilitando ainda, a compreensão do gênero textual em estudo e, principalmente nos mostrando novas abordagens para o trabalho com a leitura em contextos sociais, em que tenham uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, o uso de gêneros textuais discursivos na sala de aula investigada impulsiona os estudantes da (EJA) Fase I, ao entendimento que esse faz do uso da leitura nas práticas sociais.

Palavras-chave

Palavras-chave: Práticas de letramento; Leitura; Formação de leitores.

Autor(a) Correspondente
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