PRÁTICAS CURRICULARES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA ATUALIDADE: O QUE REVELA O ESTADO DA QUESTÃO?

Code: 220308419
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Título

PRÁTICAS CURRICULARES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA ATUALIDADE: O QUE REVELA O ESTADO DA QUESTÃO?

Autores(as):
  • Pedro Henrique Silvestre Nogueira

    Nogueira, P.H.S.

  • Cecília Rosa Lacerda

    LACERDA, C.R.

  • Heraldo Simões Ferreira

    FERREIRA, H.S.

  • Ana Cristina De Moraes

    MORAES, A.C.

DOI
10.37885/220308419
Publicado em

01/05/2022

Páginas

613-630

Capítulo

52

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

Este estudo é um recorte de uma dissertação defendida no ano de 2021, no Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino, vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE). Traz à tona o resultado de uma pesquisa bibliográfica que versa sobre as práticas curriculares em Educação Física. Objetivo: Analisar o que a comunidade científica tem discutido a respeito das práticas curriculares inseridas no campo da Educação Física escolar. Métodos: Para orientar a pesquisa bibliográfica foi empregado o Estado da Questão (EQ). Este método possui como principal finalidade apresentar com precisão um determinado tema no estado atual da produção científica. Os sites de buscas foram o Portal de Periódicos da CAPES e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Resultados: Foi perceptível que a relação das práticas curriculares na Educação Física integra algumas áreas importantes debatidas no universo das pesquisas em Educação, como é o caso das categorias de análise “Formação profissional” e “Relações étnico-raciais”. Tornou-se nítido que estudos sobre as práticas curriculares ainda não foram desenvolvidos no que se refere a Educação Indígena e Educação de Jovens e Adultos, ao menos nesta pesquisa. Acreditamos que tal fato tem relação com a falta de incentivos para o desenvolvimento de pesquisas com essas modalidades de ensino. Conclusão: Constatou-se que por mais que se tenha aumentado o número de publicações em revistas científicas na última década, pesquisas que contemplam questões da Educação Física escolar mantiveram-se relativamente estável.

Palavras-chave

Educação física, Estado da questão, Práticas curriculares.

Autor(a) Correspondente
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