PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM A CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 220107535
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Título

PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM A CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores:
  • Carlos Luciano da Silveira Alves

  • Mauren Lúcia Braga da Araújo

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220107535
    Publicado em

    01/05/2022

    Páginas

    10-29

    Capítulo

    1

    Resumo

    O presente trabalho descreve a experiência do desenvolvimento de uma proposta de ensino da Corrida de Orientação nas aulas de Educação Física do estágio curricular nos anos finais do Ensino Fundamental. Na Corrida de Orientação os praticantes percorrem um terreno com pontos distribuídos no campo de jogo, de forma livre e auxiliados por mapa e bússola, no menor tempo possível. Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e considerando o texto da Base Nacional Comum Curricular, foram desenvolvidas 21 intervenções com estudantes do 9º ano, que envolveram a interdisciplinaridade, o princípio da inclusão e os temas transversais, especialmente, meio ambiente e saúde, nas aulas de Educação Física. Ao final da experiência foi possível perceber que o ensino da Corrida de Orientação sugere a ampliação da linguagem corporal dos envolvidos, incentivando nos estudantes uma atitude de observador atento às mudanças, traçando possíveis relações estabelecidas com o meio durante uma prática; e, também, uma atitude no cotidiano que busque minimizar as marcas deixadas pelo homem no meio ambiente. É possível, ainda, ampliar a capacidade dos educandos de perceber a natureza, de sentir-se parte dela, de responsabilizar-se pela sua manutenção

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    Palavras-chave

    Educação Física Escolar, Práticas Corporais de Aventura, Corrida de Orientação, Cultura Escolar.

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