PRÁTICAS CORPORAIS: CONTEÚDOS ABORDADOS PELOS PEDAGOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, EM CAUCAIA – CEARÁ
Valeska Silva Thé Praxedes
Praxedes, Valeska Silva Thé
Georgia Medeiros Paiva de Alencar
Alencar, Georgia Medeiros Paiva de
Rosania Rodrigues Lima
Lima, Rosania Rodrigues
Karla Nascimento Lima
Lima, Karla Nascimento
Maria Glaudenia da Silva Oliveira
Oliveira, Maria Glaudenia da Silva
31/08/2021
182-190
17
EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
O termo educação infantil se refere a uma etapa da educação básica destinada ao processo inicial de socialização das crianças (que vai até os 5 anos de idade). Esta atividade é realizada em instituições educativas especializadas conhecidas com várias denominações: jardim da infância, maternal, creches ou pré-escola. Este artigo teve como objetivo identificar os conteúdos abordados pelos pedagogos na educação infantil através das práticas corporais nas escolas da sede, em Caucaia – Ceará. A metodologia utilizada foi de um estudo de natureza transversal e exploratório, com abordagem quantitativa, realizado nas escolas das sedes de Caucaia-Ce tempo integral, sendo aplicado um questionário com nove questões, os dados da pesquisa foram tabulados em planilhas do Excel versão 2010 e apresentados em forma de tabelas com valores absolutos (N) para melhor compreensão. A população foi composta por 60 professores pedagogos que atuam no ensino infantil em escolas e creches municipais. A amostra é de 33 professores, sendo 32 do gênero feminino e 1 do gênero masculino. Diante do estudo abordado justifica-se a necessidade do profissional de educação física no qual atende a todas as necessidades que a criança passa na educação infantil ensinando por meio do movimento, no qual as crianças estão na fase se redescobrir. Conclui-se que é a importância e necessidade do brincar na educação infantil, no qual o papel do profissional que está na área é fundamental para o desenvolvimento dessas crianças, fazendo que essas crianças do ato de brincar, vai se desenvolvendo e tendo o reconhecimento do seu próprio corpo em movimento.
Ensino Infantil. Pedagogos. Práticas Corporais.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.