PRÁTICAS CORPORAIS: CONTEÚDOS ABORDADOS PELOS PEDAGOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, EM CAUCAIA – CEARÁ

Code: 210705414
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Título

PRÁTICAS CORPORAIS: CONTEÚDOS ABORDADOS PELOS PEDAGOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, EM CAUCAIA – CEARÁ

Autores(as):
  • Valeska Silva Thé Praxedes

    Praxedes, Valeska Silva Thé

  • Georgia Medeiros Paiva de Alencar

    Alencar, Georgia Medeiros Paiva de

  • Rosania Rodrigues Lima

    Lima, Rosania Rodrigues

  • Karla Nascimento Lima

    Lima, Karla Nascimento

  • Maria Glaudenia da Silva Oliveira

    Oliveira, Maria Glaudenia da Silva

DOI
10.37885/210705414
Publicado em

31/08/2021

Páginas

182-190

Capítulo

17

Resumo

O termo educação infantil se refere a uma etapa da educação básica destinada ao processo inicial de socialização das crianças (que vai até os 5 anos de idade). Esta atividade é realizada em instituições educativas especializadas conhecidas com várias denominações: jardim da infância, maternal, creches ou pré-escola. Este artigo teve como objetivo identificar os conteúdos abordados pelos pedagogos na educação infantil através das práticas corporais nas escolas da sede, em Caucaia – Ceará. A metodologia utilizada foi de um estudo de natureza transversal e exploratório, com abordagem quantitativa, realizado nas escolas das sedes de Caucaia-Ce tempo integral, sendo aplicado um questionário com nove questões, os dados da pesquisa foram tabulados em planilhas do Excel versão 2010 e apresentados em forma de tabelas com valores absolutos (N) para melhor compreensão. A população foi composta por 60 professores pedagogos que atuam no ensino infantil em escolas e creches municipais. A amostra é de 33 professores, sendo 32 do gênero feminino e 1 do gênero masculino. Diante do estudo abordado justifica-se a necessidade do profissional de educação física no qual atende a todas as necessidades que a criança passa na educação infantil ensinando por meio do movimento, no qual as crianças estão na fase se redescobrir. Conclui-se que é a importância e necessidade do brincar na educação infantil, no qual o papel do profissional que está na área é fundamental para o desenvolvimento dessas crianças, fazendo que essas crianças do ato de brincar, vai se desenvolvendo e tendo o reconhecimento do seu próprio corpo em movimento.

Palavras-chave

Ensino Infantil. Pedagogos. Práticas Corporais.

Autor(a) Correspondente
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