PRATICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES INICIAIS COM A TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Code: 221211337
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Título

PRATICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES INICIAIS COM A TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores(as):
  • Guiomar Damásio Silva Dos Reis

    Reis, Guiomar Damásio Silva dos

  • Leonice Vieira De Jesus Paixão

    Paixão, Leonice Vieira de Jesus

  • Adriana Rodrigues

    Rodrigues, Adriana

DOI
10.37885/221211337
Publicado em

29/12/2022

Páginas

42-53

Capítulo

4

Resumo

A aproximação entre o homem e a cultura digital acontece cada vez mais cedo. Tornou-se comum crianças bem pequenas usando os dedinhos para clicar, conectar e baixar aplicativos em aparelhos digitais, como fonte de prazer e de aprendizagem. Considerando a aproximação precoce das crianças com as TDICs, neste estudo, objetiva-se uma aproximação inicial com a temática referente ao do uso das TDICs na prática pedagógica no contexto da Educação Infantil, com crianças entre 4 e 5 anos de idade, buscando responder ao questionamento: como as TDICs são usadas pelo professor da Educação Infantil para organizar o processo de ensino-aprendizagem? Recorremos a pesquisa bibliográfica, e levantamento de dados que se deu por meio de aplicação de questionários on-line. Os resultados da pesquisa demonstraram que é possível trabalhar as tecnologias na Educação Infantil e existem várias possibilidades para a construção de um processo de ensino-aprendizagem mais interessante e significativo.

Palavras-chave

Educação Infantil. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Formação de Professores.

Autor(a) Correspondente
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