PRATICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES INICIAIS COM A TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Code: 221211337
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Título

PRATICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES INICIAIS COM A TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores(as):
  • Guiomar Damásio Silva Dos Reis

  • Leonice Vieira De Jesus Paixão

  • Adriana Rodrigues

DOI
  • DOI
  • 10.37885/221211337
    Publicado em

    29/12/2022

    Páginas

    42-53

    Capítulo

    4

    Resumo

    A aproximação entre o homem e a cultura digital acontece cada vez mais cedo. Tornou-se comum crianças bem pequenas usando os dedinhos para clicar, conectar e baixar aplicativos em aparelhos digitais, como fonte de prazer e de aprendizagem. Considerando a aproximação precoce das crianças com as TDICs, neste estudo, objetiva-se uma aproximação inicial com a temática referente ao do uso das TDICs na prática pedagógica no contexto da Educação Infantil, com crianças entre 4 e 5 anos de idade, buscando responder ao questionamento: como as TDICs são usadas pelo professor da Educação Infantil para organizar o processo de ensino-aprendizagem? Recorremos a pesquisa bibliográfica, e levantamento de dados que se deu por meio de aplicação de questionários on-line. Os resultados da pesquisa demonstraram que é possível trabalhar as tecnologias na Educação Infantil e existem várias possibilidades para a construção de um processo de ensino-aprendizagem mais interessante e significativo.

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    Palavras-chave

    Educação Infantil. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Formação de Professores.

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