PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO RELIGIOSO: PRODUÇÃO E ATUAÇÃO DOS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO DO EXTINTO CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ/SC - USJ

Code: 231014678
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Título

PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO RELIGIOSO: PRODUÇÃO E ATUAÇÃO DOS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO DO EXTINTO CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ/SC - USJ

Autor(a):
  • Franc Casagrande Da Silva

    Silva, Franc C

DOI
10.37885/231014678
Publicado em

01/12/2023

Páginas

127-135

Capítulo

7

Resumo

Visei trabalhar três objetivos nesse texto, primeiro investigar as últimas produções dos acadêmicos do curso, ou seja, seus Trabalhos de conclusão de curso na Licenciatura em Ciências da Religião. Segundo verificar o papel das instituições política, como, por exemplo, a secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e por fim, identificar o conflito entre atuação docente e crença religiosa ou não religiosa na sala de aula. Para que se mantenha o foco da pesquisa, foram mobilizados diferentes meios desde leituras sobre a temática, mantendo a linha de análise da Ciência da Religião, ao mencionar o termo Ciência da Religião no singular, estamos falando sob o guarda-chuva epistemológico acolhido pela PUC-SP, quanto aparecer no texto o termo Ciências da Religião estamos nos referindo ao modelo adotado pelo USJ, assim sendo, fizemos um recorte entre 2009 a 2019, selecionando os textos mais próximos do objeto dessa pesquisa, e um aprofundamento maior nos trabalhos dos egressos do USJ, que trabalharam o tema da Formação Docente e do fechamento do curso de Ciências da Religião no USJ. No espectro dos referenciais teóricos para elaboração dessa pesquisa, os textos de João Décio Passos, Elcio Cechetti e Adecir Pozzer foram os referenciais teóricos sobre o ER nessa pesquisa. Os referenciais teóricos, consultados para trazer ao menos um fragmento sobre a CR, enquanto matéria acadêmica, foram os textos de Frank Usarski, bem como suas traduções de Hans-Jürgem Greschat. Averiguou elementos teóricos e relatos de campo, sobre o cenário de um curso público gratuito de Ciências da Religião, que desempenhou um relevante papel na formação de docente para o ER da rede de ensino público Estadual. Capitaram-se teóricos, basilares, para sustentar a argumentação sobre a contínua e necessária ruptura entre ER e os pressupostos confessionais, com seus modelos e métodos proselitistas, que ainda são praticados na rede de ensino estadual na grande Florianópolis/SC.

Palavras-chave

ensino religioso, prática docente, ciências da religião.

Autor(a) Correspondente
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