PRÁTICA DE LITERATURA NA SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM DO MÉTODO RECEPTIVO

Code: 220308265
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Título

PRÁTICA DE LITERATURA NA SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM DO MÉTODO RECEPTIVO

Autor(a):
  • Patrícia Inacio da Silva

    Silva, Patrícia Inacio da

DOI
10.37885/220308265
Publicado em

01/05/2022

Páginas

1717-1724

Capítulo

137

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

A formação do leitor requer uma concepção de leitura pautada em fundamentos da teoria literária, que percebe o texto dentro de um dinâmica de interação, a partir da recepção, do contexto e das alterações obtidas através da experiência com as novas leituras literárias. Nesse sentido, apresentamos uma leitura de um dos contos de Moacyr Scliar, realizada com alunos do 3° ano do ensino médio. Essa leitura adotou como orientação o Método Recepcional, que foca, antes de qualquer coisa, o ponto de vista do leitor acerca do texto literário, numa atitude pouco utilizada nas salas de aula brasileiras, pois o que tem prevalecido, inclusive nas orientações dos livros didáticos, é o ensino de Literatura pelo historicismo. A experiência de leitura do conto “Como era bela a escravidão”, a partir do Método Recepcional, demonstrou bastante eficácia, pois trouxe uma contribuição significativa da leitura como prática social. Os alunos tiveram a possibilidade de discutir, refletir as ideias, os conceitos e preconceitos evidenciados no texto literário, com o intuito de compreender e analisar situações do seu cotidiano e do seu comprometimento social, colaborando na diminuição dos conflitos étnico- raciais e sociais.

Palavras-chave

Leitura, Literatura, Método Recepcional.

Autor(a) Correspondente
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