POTENCIALIZA 3D: JOGO PARA AUXÍLIO PEDAGÓGICO A DISCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS BÁSICAS

Code: 211106695
12
3
Título

POTENCIALIZA 3D: JOGO PARA AUXÍLIO PEDAGÓGICO A DISCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS BÁSICAS

Autores(as):
  • Francisco da Conceição Silva

    Silva, Francisco da Conceição

  • Fernando Pereira de Oliveira

    Oliveira, Fernando Pereira de

  • Erika Patricia Martins Ferreira

    Ferreira, Erika Patricia Martins

  • Thiago Mourão Pereira

    Pereira, Thiago Mourão

  • Elisiane Monteiro Soares

    Soares, Elisiane Monteiro

  • Gabriel Santos Borges

    Borges, Gabriel Santos

  • Jesiel Bastos Santos

    Santos, Jesiel Bastos

  • Emerson E. S. Moraes

    Moraes, Emerson E. S.

  • Angelo Rodrigo Bianchini

    Bianchini, Angelo Rodrigo

DOI
10.37885/211106695
Publicado em

29/12/2021

Páginas

215-225

Capítulo

17

Resumo

Este trabalho apresenta o jogo Potencializa 3D, desenvolvido à luz da teoria histórico-cultural – thc (VYGOTSKY, 1984), cuja finalidade é servir como instrumento pedagógico ao professor no ensino de conceitos matemáticos básicos a discentes com Deficiência Intelectual (DI). O Potencializa 3D propõe trabalhar relações estabelecidas por meio de formas geométricas básicas, para melhor desenvolver a coordenação motora, percepção e noções de lateralidade. Para a realização deste trabalho foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisas bibliográficas sobre a teoria histórico cultural – thc, conduzindo as discussões para educação especial, especificamente a D.I; compreensão da DI e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem; proposição e implementação das atividades do jogo. A implementação do jogo considerou aspectos pedagógicos direcionados ao público-alvo do trabalho, de modo que foram alcançados os seguintes resultados (criações): 2 (dois) personagens: um do sexo masculino e outro, do feminino; animações: inclusão de movimentos de cabeça, braços e pernas, para dar um aspecto mais realista aos personagens do jogo; trilhas sonoras e narrações em texto e áudios gravados com vozes naturais; 2 (dois) cenários, criados a partir de fotos de espaços da cidade de Viana – MA: Praça da Bíblia e Praça da Matriz; 3 (três) atividades: Treinar Movimentos, Reconhecer Formas Geométricas e Criar Bandeiras. Desta forma, conclui-se que o Potencializa 3D está inserido no contexto das técnicas e habilidades culturais a que se refere Luria (1992), surgindo da necessidade de proporcionar aos discentes com DI acessibilidade a recursos tecnológicos no cotidiano escolar, de forma pedagógica.

Palavras-chave

Deficiência Intelectual, Software, Potencializa, Teoria histórico-cultural, Matemática.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.