POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO HÍBRIDO
Sidnei Renato Silveira
SILVEIRA, S. R.
Cristiano Bertolini
Bertolini, C.
Antônio Rodrigo Delepiane De Vit
VIT, A. R. D.
Vinicius Gadis Ribeiro
RIBEIRO, V. F.
29/12/2022
409-420
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Objetivo: Este artigo apresenta as potencialidades e os desafios da aplicação da metodologia ativa de aprendizagem da Sala de Aula Invertida no ensino híbrido, por meio das impressões coletadas no final do primeiro semestre de 2022, a partir da aplicação de um instrumento de pesquisa com os alunos da disciplina SIN1046 Sistemas de Informação, do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) – Campus Frederico Westphalen/RS. Métodos: A Sala de Aula Invertida foi aplicada na referida disciplina por meio da utilização de diferentes TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação), tais como o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle e videoaulas. Resultados: Os resultados apontam que a metodologia da Sala de Aula Invertida estimulou os processos de ensino e de aprendizagem, além de permitir uma maior interatividade nas aulas desenvolvidas de forma remota. Conclusão: A aplicação da metodologia da Sala de Aula Invertida, aliada a diferentes TDICs e, especialmente, a utilização de videoaulas, possibilitou a oferta de diferentes disciplinas na modalidade de ensino híbrido no ano de 2022.
Sala de Aula Invertida, Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, Ensino Híbrido.
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