POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO HÍBRIDO

Code: 221010498
15
0
Título

POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO HÍBRIDO

Autores(as):
  • Sidnei Renato Silveira

    SILVEIRA, S. R.

  • Cristiano Bertolini

    Bertolini, C.

  • Antônio Rodrigo Delepiane De Vit

    VIT, A. R. D.

  • Vinicius Gadis Ribeiro

    RIBEIRO, V. F.

DOI
10.37885/221010498
Publicado em

29/12/2022

Páginas

409-420

Capítulo

28

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VII

Resumo

Objetivo: Este artigo apresenta as potencialidades e os desafios da aplicação da metodologia ativa de aprendizagem da Sala de Aula Invertida no ensino híbrido, por meio das impressões coletadas no final do primeiro semestre de 2022, a partir da aplicação de um instrumento de pesquisa com os alunos da disciplina SIN1046 Sistemas de Informação, do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) – Campus Frederico Westphalen/RS. Métodos: A Sala de Aula Invertida foi aplicada na referida disciplina por meio da utilização de diferentes TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação), tais como o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle e videoaulas. Resultados: Os resultados apontam que a metodologia da Sala de Aula Invertida estimulou os processos de ensino e de aprendizagem, além de permitir uma maior interatividade nas aulas desenvolvidas de forma remota. Conclusão: A aplicação da metodologia da Sala de Aula Invertida, aliada a diferentes TDICs e, especialmente, a utilização de videoaulas, possibilitou a oferta de diferentes disciplinas na modalidade de ensino híbrido no ano de 2022.

Palavras-chave

Sala de Aula Invertida, Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, Ensino Híbrido.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.