POTENCIALIDADES DOS JOGOS PARA A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES COM TDAH

Code: 221110762
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Título

POTENCIALIDADES DOS JOGOS PARA A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES COM TDAH

Autores(as):
  • Lisiane Das Neves Marques

    Marques, Lisiane das Neves

  • Ariana Souza Cavalheiro

    Cavalheiro, Ariana Souza

  • Fabiana Costa Tavares

    Tavares, Fabiana Costa

DOI
10.37885/221110762
Publicado em

29/12/2022

Páginas

685-703

Capítulo

45

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VII

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as concepções de uma docente da sala de recursos multifuncionais e de cinco professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental sobre a aprendizagem de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) potencializada a partir de jogos. O recorte teórico está balizado na teoria construtivista de Piaget e na teoria sócio-histórica de Vygotsky, uma vez que ambas evidenciam o importante papel que os jogos desempenham no desenvolvimento cognitivo do indivíduo e a importância do professor como mediador do conhecimento. Os principais resultados permitiram compreender que para as participantes da pesquisa, as maiores dificuldades que os estudantes com TDAH apresentam durante as aulas são a falta de atenção e organização, problemas de relacionamento com colegas, dificuldade em respeitar regras e limites e inquietação corporal. Tais dificuldades podem ser superadas com a adaptação das atividades curriculares, o atendimento na sala de recursos, o auxílio do monitor escolar e a proposição de atividades lúdicas. As metodologias utilizadas na elaboração ou escolha dos jogos estão relacionadas com a concepção construtivista de Piaget e com a concepção sócio-construtivista de Vygotsky, respectivamente, quando as professoras enfatizam a importância do conhecimento prévio do aluno e o papel das brincadeiras no aprendizado. Durante a realização dos jogos, os comportamentos dos alunos mais observados pelas docentes foram a motivação, a interação social, o estabelecimento de metas, a tolerância e a cooperação. Desta forma, este estudo mostra que as atividades lúdicas podem contribuir no desenvolvimento intelectual e social do aluno com TDAH.

Palavras-chave

Déficit de Atenção e Hiperatividade, Jogos pedagógicos, Recursos Didáticos.

Autor(a) Correspondente
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