POTENCIALIDADES DOS JOGOS PARA A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES COM TDAH

Code: 221110762
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Título

POTENCIALIDADES DOS JOGOS PARA A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES COM TDAH

Autores(as):
  • Lisiane Das Neves Marques

  • Ariana Souza Cavalheiro

  • Fabiana Costa Tavares

DOI
  • DOI
  • 10.37885/221110762
    Publicado em

    29/12/2022

    Páginas

    685-703

    Capítulo

    45

    Resumo

    Este estudo teve como objetivo identificar as concepções de uma docente da sala de recursos multifuncionais e de cinco professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental sobre a aprendizagem de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) potencializada a partir de jogos. O recorte teórico está balizado na teoria construtivista de Piaget e na teoria sócio-histórica de Vygotsky, uma vez que ambas evidenciam o importante papel que os jogos desempenham no desenvolvimento cognitivo do indivíduo e a importância do professor como mediador do conhecimento. Os principais resultados permitiram compreender que para as participantes da pesquisa, as maiores dificuldades que os estudantes com TDAH apresentam durante as aulas são a falta de atenção e organização, problemas de relacionamento com colegas, dificuldade em respeitar regras e limites e inquietação corporal. Tais dificuldades podem ser superadas com a adaptação das atividades curriculares, o atendimento na sala de recursos, o auxílio do monitor escolar e a proposição de atividades lúdicas. As metodologias utilizadas na elaboração ou escolha dos jogos estão relacionadas com a concepção construtivista de Piaget e com a concepção sócio-construtivista de Vygotsky, respectivamente, quando as professoras enfatizam a importância do conhecimento prévio do aluno e o papel das brincadeiras no aprendizado. Durante a realização dos jogos, os comportamentos dos alunos mais observados pelas docentes foram a motivação, a interação social, o estabelecimento de metas, a tolerância e a cooperação. Desta forma, este estudo mostra que as atividades lúdicas podem contribuir no desenvolvimento intelectual e social do aluno com TDAH.

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    Palavras-chave

    Déficit de Atenção e Hiperatividade, Jogos pedagógicos, Recursos Didáticos.

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH VII

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