POSSIBILIDADES (RE) EDUCATIVAS DO LAZER DE PESSOAS COM ADICÇÃO DE “DROGAS”

Code: 240416237
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Título

POSSIBILIDADES (RE) EDUCATIVAS DO LAZER DE PESSOAS COM ADICÇÃO DE “DROGAS”

Autores(as):
  • Sueli Abreu Guimarães

  • Coriolano Pereira da Rocha Junior

DOI
  • DOI
  • 10.37885/240416237
    Publicado em

    30/04/2024

    Páginas

    108-124

    Capítulo

    8

    Resumo

    Este estudo teve como escopo investigar possibilidades (re)educativas do tempo de lazer de pessoas institucionalizadas para tratamento psiquiátrico devido à adicção de substâncias psicoativas. Foi realizada pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e estudo de caso em Hotel Fazenda e Clínica X (HFCX). Os dispositivos de construção de informações e compreensões foram observação e entrevista semiestruturada com especialistas de equipe multidisciplinar. A análise de conteúdo favoreceu a geração de quatro categorias: atenção multidisciplinar; humanização; recreacionismo e reeducação. Ficaram evidenciadas práticas em momentos de lazer com finalidade (re)educativa, como: gincanas, viagens em grupo a cinema e museus, caminhadas, zumba, confraternizações, rodas de conversa, equoterapia e outras, as quais concorriam à ressignificação de comportamentos; estimulação raciocínio lógico e ao autocuidado dos internos. Enfim, diversas eram as experiências de lazer, no HFCX, as quais consideravam e valoravam a individualidade de pacientes/hóspedes, construíam e fortaleciam vínculos, estimulavam o autoconhecimento, a autorrealização, capacidade de “ser mais” de cada mulher e homem em tratamento da adicção.

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    Palavras-chave

    Educação não formal, Práticas Educativas, Práticas de Lazer, Tratamento da Adicção, Adicção de Psicoativos.

    Licença

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