POSSIBILIDADES DIDÁTICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR EM ABORDAGENS
Fabíola Da Cruz Martins
Martins, Fabíola da Cruz
Jair Dias De Abreu
Abreu, Jair Dias de
Leonardo Lira De Brito
Brito, Leonardo Lira de
Tiêgo Dos Santos Freitas
Freitas, Tiêgo Dos Santos
Silvanio De Andrade
Andrade, Silvanio de
29/12/2022
1520-1538
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Este trabalho objetiva refletir sobre quatro abordagens da Educação Matemática, a saber: Resolução de Problemas como metodologia de Ensino; Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática; Laboratório de Ensino de Matemática; Leitura e Escrita nas aulas de matemática. Caracterizamos essa pesquisa como qualitativa, em que discutimos pesquisas que são frutos dos nossos trabalhos de mestrado, os quais foram desenvolvidos com alunos da educação básica e licenciandos em matemática. Diante do que foi discutido, buscamos trazer uma caracterização teórica e apontar elementos a partir de nossas práticas investigativas, em que ressaltamos contribuições dessas abordagens no Ensino-aprendizagem de matemática, enfatizando a necessidade delas serem abordadas desde a formação inicial dos professores que ensinam matemática. Assim, concluímos que para um bom uso dessas abordagens na prática pedagógica é necessário um reconhecimento, por parte do professor, da multicontextualidade da sua sala de aula para em seguida, de forma crítica e reflexiva, identificar a melhor possibilidade didática que irá contribuir com a construção do conhecimento matemático por parte dos alunos.
Resolução de Problemas, Tecnologias Digitais, Laboratório de Ensino de Matemática, Leitura e Escrita.
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