POSSIBILIDADES DIDÁTICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR EM ABORDAGENS

Code: 221211264
15
0
Título

POSSIBILIDADES DIDÁTICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR EM ABORDAGENS

Autores(as):
  • Fabíola Da Cruz Martins

    Martins, Fabíola da Cruz

  • Jair Dias De Abreu

    Abreu, Jair Dias de

  • Leonardo Lira De Brito

    Brito, Leonardo Lira de

  • Tiêgo Dos Santos Freitas

    Freitas, Tiêgo Dos Santos

  • Silvanio De Andrade

    Andrade, Silvanio de

DOI
10.37885/221211264
Publicado em

29/12/2022

Páginas

1520-1538

Capítulo

101

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH IX

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre quatro abordagens da Educação Matemática, a saber: Resolução de Problemas como metodologia de Ensino; Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática; Laboratório de Ensino de Matemática; Leitura e Escrita nas aulas de matemática. Caracterizamos essa pesquisa como qualitativa, em que discutimos pesquisas que são frutos dos nossos trabalhos de mestrado, os quais foram desenvolvidos com alunos da educação básica e licenciandos em matemática. Diante do que foi discutido, buscamos trazer uma caracterização teórica e apontar elementos a partir de nossas práticas investigativas, em que ressaltamos contribuições dessas abordagens no Ensino-aprendizagem de matemática, enfatizando a necessidade delas serem abordadas desde a formação inicial dos professores que ensinam matemática. Assim, concluímos que para um bom uso dessas abordagens na prática pedagógica é necessário um reconhecimento, por parte do professor, da multicontextualidade da sua sala de aula para em seguida, de forma crítica e reflexiva, identificar a melhor possibilidade didática que irá contribuir com a construção do conhecimento matemático por parte dos alunos.

Palavras-chave

Resolução de Problemas, Tecnologias Digitais, Laboratório de Ensino de Matemática, Leitura e Escrita.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.