POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E A ARTE: POLÍGONOS E MOSAICOS, GEOMETRIA ESPACIAL E DESENHOS EM PERSPECTIVA
POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E A ARTE: POLÍGONOS E MOSAICOS, GEOMETRIA ESPACIAL E DESENHOS EM PERSPECTIVA
Silvana Cocco Dalvi
Maria Carolina Salvador Callegario
Andressa Côco Lozorio
Regiane Giori
Erivelton Cunha
Sebastião Thezolin
Crys Angela Serpa De Abreu
31/07/2022
64-78
5
A sociedade contemporânea demanda uma educação que promova além da aprendizagem dos conhecimentos científicos construídos ao longo da evolução humana o desenvolvimento das dimensões humanas nos estudantes. Assim, é pertinente pensar o ensino de forma a associar as diferentes linguagens. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é aproximar o processo ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos aos pressupostos da Arte. Para tanto será desenvolvida atividades envolvendo mosaicos feitos com polígonos e o desenho em perspectiva abordando conhecimentos da geometria espacial, tendo como apoio as artes visuais. A pesquisa é de cunho qualitativa cujos instrumentos usados para a produção de dados foram a pesquisa participante, o diário de bordo e as produções textuais. Os sujeitos são estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em Castelo, ES. Os resultados revelam que essa aproximação contribui no processo ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos, mas também a formação integral do estudante como a habilidade de observação, criação, análise sobre sua própria produção e apreciação das do colega e tomada de decisão. Ambas as áreas do conhecimento são favorecidas tornando a educação mais humanizada. Espera-se que o estudo fomente outras pesquisas ampliando essa articulação entre a Matemática e a Arte, tornando a educação mais compatível com as exigências da sociedade atual.
Ler mais...Arte, Geometria, Ensino, Aprendizagem, Desenvolvimento integral.
EDUCAÇÃO, MÚSICA E ARTES: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO CONTEXTO ESCOLAR - VOLUME 2
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.