POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E A ARTE: POLÍGONOS E MOSAICOS, GEOMETRIA ESPACIAL E DESENHOS EM PERSPECTIVA
Silvana Cocco Dalvi
Dalvi, Silvana Cocco
Maria Carolina Salvador Callegario
Callegario, Maria Carolina Salvador
Andressa Côco Lozorio
Lozorio, Andressa Côco
Regiane Giori
Giori, Regiane
Erivelton Cunha
Cunha, Erivelton
Sebastião Thezolin
Sebastião, Thezolin
Crys Angela Serpa De Abreu
Abreu, Angela Serpa de
01/08/2022
64-78
5
EDUCAÇÃO, MÚSICA E ARTES: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO CONTEXTO ESCOLAR - VOLUME 2
A sociedade contemporânea demanda uma educação que promova além da aprendizagem dos conhecimentos científicos construídos ao longo da evolução humana o desenvolvimento das dimensões humanas nos estudantes. Assim, é pertinente pensar o ensino de forma a associar as diferentes linguagens. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é aproximar o processo ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos aos pressupostos da Arte. Para tanto será desenvolvida atividades envolvendo mosaicos feitos com polígonos e o desenho em perspectiva abordando conhecimentos da geometria espacial, tendo como apoio as artes visuais. A pesquisa é de cunho qualitativa cujos instrumentos usados para a produção de dados foram a pesquisa participante, o diário de bordo e as produções textuais. Os sujeitos são estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em Castelo, ES. Os resultados revelam que essa aproximação contribui no processo ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos, mas também a formação integral do estudante como a habilidade de observação, criação, análise sobre sua própria produção e apreciação das do colega e tomada de decisão. Ambas as áreas do conhecimento são favorecidas tornando a educação mais humanizada. Espera-se que o estudo fomente outras pesquisas ampliando essa articulação entre a Matemática e a Arte, tornando a educação mais compatível com as exigências da sociedade atual.
Arte, Geometria, Ensino, Aprendizagem, Desenvolvimento integral.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.