POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E A ARTE: POLÍGONOS E MOSAICOS, GEOMETRIA ESPACIAL E DESENHOS EM PERSPECTIVA

Code: 220408661
9
4
Título

POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E A ARTE: POLÍGONOS E MOSAICOS, GEOMETRIA ESPACIAL E DESENHOS EM PERSPECTIVA

Autores(as):
  • Silvana Cocco Dalvi

    Dalvi, Silvana Cocco

  • Maria Carolina Salvador Callegario

    Callegario, Maria Carolina Salvador

  • Andressa Côco Lozorio

    Lozorio, Andressa Côco

  • Regiane Giori

    Giori, Regiane

  • Erivelton Cunha

    Cunha, Erivelton

  • Sebastião Thezolin

    Sebastião, Thezolin

  • Crys Angela Serpa De Abreu

    Abreu, Angela Serpa de

DOI
10.37885/220408661
Publicado em

01/08/2022

Páginas

64-78

Capítulo

5

Resumo

A sociedade contemporânea demanda uma educação que promova além da aprendizagem dos conhecimentos científicos construídos ao longo da evolução humana o desenvolvimento das dimensões humanas nos estudantes. Assim, é pertinente pensar o ensino de forma a associar as diferentes linguagens. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é aproximar o processo ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos aos pressupostos da Arte. Para tanto será desenvolvida atividades envolvendo mosaicos feitos com polígonos e o desenho em perspectiva abordando conhecimentos da geometria espacial, tendo como apoio as artes visuais. A pesquisa é de cunho qualitativa cujos instrumentos usados para a produção de dados foram a pesquisa participante, o diário de bordo e as produções textuais. Os sujeitos são estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em Castelo, ES. Os resultados revelam que essa aproximação contribui no processo ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos, mas também a formação integral do estudante como a habilidade de observação, criação, análise sobre sua própria produção e apreciação das do colega e tomada de decisão. Ambas as áreas do conhecimento são favorecidas tornando a educação mais humanizada. Espera-se que o estudo fomente outras pesquisas ampliando essa articulação entre a Matemática e a Arte, tornando a educação mais compatível com as exigências da sociedade atual.

Palavras-chave

Arte, Geometria, Ensino, Aprendizagem, Desenvolvimento integral.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.