POSSIBILIDADES ACERCA DO ENSINO DE FILOSOFIA E SUA UTILIDADE: UMA PERSPECTIVA RIZOMÁTICA PARA ALÉM DO CURRÍCULO

Code: 220308226
Downloads
6
Views
22
Compartilhe
Título

POSSIBILIDADES ACERCA DO ENSINO DE FILOSOFIA E SUA UTILIDADE: UMA PERSPECTIVA RIZOMÁTICA PARA ALÉM DO CURRÍCULO

Autores(as):
  • Valquíria Dias de Almeida

  • Luís Artur dos Santos Cestari

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220308226
    Publicado em

    01/05/2022

    Páginas

    1762-1783

    Capítulo

    141

    Resumo

    Este trabalho tem como objetivos dialogar sobre os motivos da retirada da disciplina de filosofia da grade curricular das escolas brasileiras e as implicações disso para o seu ensinar, com o retorno da mesma a matriz curricular das escolas de nível médio, bem como identificar e compreender como se encontra a filosofia dentro do currículo do curso de Eletromecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) campus Vitória da Conquista – BA e suas possibilidades rizomáticas, além de analisar a visão de inutilidade do saber filosófico entendido pela grande maioria dos educandos. A questão problema é, de que modo esse cenário, no qual se encontra a filosofia e o ensino de filosofia, vem contribuído para a sua desvalorização frente aos demais campos do conhecimento e a visão de inutilidade compreendida por grande parte dos educandos sobre ela. O percurso metodológico adotado, foi constituído por uma pesquisa qualitativa. Para produção dos dados, nos utilizamos da análise do currículo do curso de Eletromecânica e de pesquisas bibliográficas. A organização e análise desses dados foram conduzidas pela teoria deleuziana. Os resultados desta pesquisa foram agrupados pela proximidade e linha de recorrência dos conteúdos, que confirmam que existe sim, uma lacuna no modo como a filosofia se encontra presente no currículo das escolas de ensino médio, frente aos demais campos do saber, bem como o entendimento de inutilidade deste saber, compreendido pela grande maioria dos educandos.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Filosofia. Currículo. Utilidade do Conhecimento Filosófico.

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH III

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar