POSSIBILIDADES ACERCA DO ENSINO DE FILOSOFIA E SUA UTILIDADE: UMA PERSPECTIVA RIZOMÁTICA PARA ALÉM DO CURRÍCULO

Code: 220308226
5
5
Título

POSSIBILIDADES ACERCA DO ENSINO DE FILOSOFIA E SUA UTILIDADE: UMA PERSPECTIVA RIZOMÁTICA PARA ALÉM DO CURRÍCULO

Autores(as):
  • Valquíria Dias de Almeida

    Almeida, Valquíria Dias de

  • Luís Artur dos Santos Cestari

    Cestari, Luís Artur dos Santos

DOI
10.37885/220308226
Publicado em

01/05/2022

Páginas

1762-1783

Capítulo

141

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

Este trabalho tem como objetivos dialogar sobre os motivos da retirada da disciplina de filosofia da grade curricular das escolas brasileiras e as implicações disso para o seu ensinar, com o retorno da mesma a matriz curricular das escolas de nível médio, bem como identificar e compreender como se encontra a filosofia dentro do currículo do curso de Eletromecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) campus Vitória da Conquista – BA e suas possibilidades rizomáticas, além de analisar a visão de inutilidade do saber filosófico entendido pela grande maioria dos educandos. A questão problema é, de que modo esse cenário, no qual se encontra a filosofia e o ensino de filosofia, vem contribuído para a sua desvalorização frente aos demais campos do conhecimento e a visão de inutilidade compreendida por grande parte dos educandos sobre ela. O percurso metodológico adotado, foi constituído por uma pesquisa qualitativa. Para produção dos dados, nos utilizamos da análise do currículo do curso de Eletromecânica e de pesquisas bibliográficas. A organização e análise desses dados foram conduzidas pela teoria deleuziana. Os resultados desta pesquisa foram agrupados pela proximidade e linha de recorrência dos conteúdos, que confirmam que existe sim, uma lacuna no modo como a filosofia se encontra presente no currículo das escolas de ensino médio, frente aos demais campos do saber, bem como o entendimento de inutilidade deste saber, compreendido pela grande maioria dos educandos.

Palavras-chave

Filosofia. Currículo. Utilidade do Conhecimento Filosófico.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.