POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO DE ATOS DE ESCREVER COM FUNÇÃO SOCIAL
POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO DE ATOS DE ESCREVER COM FUNÇÃO SOCIAL
31/03/2023
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Este capítulo demonstra que o ensino de enunciados por meio de atos de escrever com função social possibilita o surgimento da necessidade dessa criação valorizadora dos sujeitos e motivadora à realização de tais atos. Essa temática foi objeto de pesquisa realizada com o objetivo de compreender os processos de apropriação e de objetivação de gêneros do enunciado por crianças do sexto ano do Ensino Fundamental de um projeto de recuperação e reforço, desenvolvidos com base em abordagem dialógica acerca do ensino da linguagem, a partir de três estratégias: (1) promover o ensino da linguagem por meio dos gêneros do enunciado, (2) criar condições motivadoras para os alunos se apropriarem de atos de escrever, (3) trabalhar a criação de enunciados com função social. Metodologia - O capítulo traz para a discussão propostas de trabalho desenvolvidas com os sujeitos da pesquisa, lançando mão de referencial teórico que considera os estudos de Bakhtin, de Volóchinov e de alguns autores da Teoria Histórico-Cultural, admitindo que o diálogo entre esses estudos proporciona uma visão dinâmica da linguagem e oferece elementos que dão sustentação ao trabalho com gêneros do enunciado em situação de uso social. Resultados: Os dados revelam que, a partir da produção de enunciados inseridos numa situação extra verbal, os escolares sentem-se mais motivados a envolverem-se em atos de escrever. Conclusão: o desenvolvimento de suas capacidades linguísticas permitiu as crianças a realização de atos de escrever sempre que for necessário tanto em sua vida escolar como em sua vida extraescolar.
Ler mais...Atos de escrever, Gêneros do enunciado, Função social da linguagem escrita, Sexto ano do Ensino Fundamental.
FORMAÇÃO CONTINUADA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E SUAS INTERFACES
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