POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO DE ATOS DE ESCREVER COM FUNÇÃO SOCIAL

Code: 221211483
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Título

POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO DE ATOS DE ESCREVER COM FUNÇÃO SOCIAL

Autor(a):
  • Érika Christina Kohle

DOI
  • DOI
  • 10.37885/221211483
    Publicado em

    31/03/2023

    Páginas

    98-114

    Capítulo

    7

    Resumo

    Este capítulo demonstra que o ensino de enunciados por meio de atos de escrever com função social possibilita o surgimento da necessidade dessa criação valorizadora dos sujeitos e motivadora à realização de tais atos. Essa temática foi objeto de pesquisa realizada com o objetivo de compreender os processos de apropriação e de objetivação de gêneros do enunciado por crianças do sexto ano do Ensino Fundamental de um projeto de recuperação e reforço, desenvolvidos com base em abordagem dialógica acerca do ensino da linguagem, a partir de três estratégias: (1) promover o ensino da linguagem por meio dos gêneros do enunciado, (2) criar condições motivadoras para os alunos se apropriarem de atos de escrever, (3) trabalhar a criação de enunciados com função social. Metodologia - O capítulo traz para a discussão propostas de trabalho desenvolvidas com os sujeitos da pesquisa, lançando mão de referencial teórico que considera os estudos de Bakhtin, de Volóchinov e de alguns autores da Teoria Histórico-Cultural, admitindo que o diálogo entre esses estudos proporciona uma visão dinâmica da linguagem e oferece elementos que dão sustentação ao trabalho com gêneros do enunciado em situação de uso social. Resultados: Os dados revelam que, a partir da produção de enunciados inseridos numa situação extra verbal, os escolares sentem-se mais motivados a envolverem-se em atos de escrever. Conclusão: o desenvolvimento de suas capacidades linguísticas permitiu as crianças a realização de atos de escrever sempre que for necessário tanto em sua vida escolar como em sua vida extraescolar.

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    Palavras-chave

    Atos de escrever, Gêneros do enunciado, Função social da linguagem escrita, Sexto ano do Ensino Fundamental.

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