PORTFÓLIO REFLEXIVO: FERRAMENTA INOVADORA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Code: 200700645
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Título

PORTFÓLIO REFLEXIVO: FERRAMENTA INOVADORA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores(as):
  • Fernanda de Nazaré Cardoso dos Cordeiro

    Cordeiro,Fernanda de Nazaré Cardoso dos

  • José Antonio Cordero da Silva

    Silva,José Antonio Cordero da

DOI
10.37885/200700645
Publicado em

11/09/2020

Páginas

215-227

Capítulo

17

Resumo

Objetivo: Realizar uma revisão narrativa sobre o portfólio reflexivo como ferramenta avaliativa no processo de ensino-aprendizagem dos cursos de formação de profissionais de saúde. Revisão Bibliográfica: O portfólio é uma ferramenta inovadora que consiste na coleção dos melhores trabalhos do estudante e que revela seu progresso e as realizações. Mostra também os pontos fracos e que necessitam de melhorias na trajetória do aluno, mediado pelo professor com a finalidade de formar profissionais críticos e reflexivos que, a partir das experiências vivenciadas, possam tomar decisões e criar soluções para os problemas na prática, articulando com a teorização. O portfólio facilita a avaliação criando um ambiente favorável a discussão, avaliação interpares e autoavaliação através de feedback constante. Considerações finais: Conclui-se que o portfólio é ferramenta útil e potencializadora de aprendizagem significativa levando ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Palavras-chave

Aprendizagem, Avaliação educacional, Diário

Autor(a) Correspondente
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