PORTFÓLIO: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO INTERNATO DE CIRURGIA

Code: 230713738
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Título

PORTFÓLIO: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO INTERNATO DE CIRURGIA

Autores(as):
  • Cirênio Barbosa

    BARBOSA, Cirênio de Almeida

  • Ronald Dos Santos

    DOS SANTOS, Ronald Soares

  • Artur Carneiro

    CARNEIRO, Artur Leonel

  • Tuian Cerqueira

    CERQUEIRA, Tuian Santiago

  • Cláudio Luiz Tannús

    TANNÚS, Cláudio Luiz Vieira

  • Adéblio José Da Cunha

    DA CUNHA, Adéblio José

  • Marlúcia Fernandes

    FERNANDES, Marlúcia Marques

  • Matheus De Faria

    DE FARIA, Matheus Henriques Soares

DOI
10.37885/230713738
Publicado em

31/08/2023

Páginas

286-295

Capítulo

25

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XII

Resumo

O curso de medicina exige a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos,e, sobretudo, a aquisição de valores humanísticos que implicam consideravelmente naprática médica. O internato é uma das etapas mais importantes para construção desseconhecimento e, portanto, para formação profissional. O ensino médico utilizametodologias ativas de ensino-aprendizagem, nesse contexto, os portfólios emergemcomo uma importante ferramenta para promover a participação do estudante naconstrução de conhecimentos e habilidades, promovendo a reflexão e auto avaliação. Oportfólio também permite avaliar o conhecimento, habilidades clínicas e competências.Neste estudo, realizamos uma revisão narrativa da literatura para discutir sobre asvantagens e desvantagens do uso de portfólios no internato em cirurgia. A literaturademonstra as dificuldades de avaliar as habilidades cirúrgicas e destaca que o portfóliopossibilita esta análise, entretanto, algumas dificuldades são levantadas e muitos estudospropõem soluções que podem otimizar seu uso e aumentar a confiabilidade destemétodo.

Palavras-chave

Ensino. Internato, Medicina, Metodologia, Portfólio.

Autor(a) Correspondente
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