PORTFÓLIO: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO INTERNATO DE CIRURGIA
Cirênio Barbosa
BARBOSA, Cirênio de Almeida
Ronald Dos Santos
DOS SANTOS, Ronald Soares
Artur Carneiro
CARNEIRO, Artur Leonel
Tuian Cerqueira
CERQUEIRA, Tuian Santiago
Cláudio Luiz Tannús
TANNÚS, Cláudio Luiz Vieira
Adéblio José Da Cunha
DA CUNHA, Adéblio José
Marlúcia Fernandes
FERNANDES, Marlúcia Marques
Matheus De Faria
DE FARIA, Matheus Henriques Soares
31/08/2023
286-295
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O curso de medicina exige a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos,e, sobretudo, a aquisição de valores humanísticos que implicam consideravelmente naprática médica. O internato é uma das etapas mais importantes para construção desseconhecimento e, portanto, para formação profissional. O ensino médico utilizametodologias ativas de ensino-aprendizagem, nesse contexto, os portfólios emergemcomo uma importante ferramenta para promover a participação do estudante naconstrução de conhecimentos e habilidades, promovendo a reflexão e auto avaliação. Oportfólio também permite avaliar o conhecimento, habilidades clínicas e competências.Neste estudo, realizamos uma revisão narrativa da literatura para discutir sobre asvantagens e desvantagens do uso de portfólios no internato em cirurgia. A literaturademonstra as dificuldades de avaliar as habilidades cirúrgicas e destaca que o portfóliopossibilita esta análise, entretanto, algumas dificuldades são levantadas e muitos estudospropõem soluções que podem otimizar seu uso e aumentar a confiabilidade destemétodo.
Ensino. Internato, Medicina, Metodologia, Portfólio.
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