POR UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA NA CIBERCULTURA: LIMITES E POSSIBILIDADES.

Code: 221211301
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Título

POR UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA NA CIBERCULTURA: LIMITES E POSSIBILIDADES.

Autores(as):
  • Valter Pedro Batista

    Batista, Valter Pedro

  • Lucila Pesce

    Pesce, Lucila

DOI
10.37885/221211301
Publicado em

29/12/2022

Páginas

853-864

Capítulo

59

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH IX

Resumo

Este trabalho se consubstancia num relato de uma investigação finalizada, bem como na apresentação de uma proposta de nova investigação, uma vez que é desdobramento da anterior. A primeira, um estudo de caso educacional objetivou-se investigar em que medida o curso “Cibercultura e prática docente” contribuiu para o empoderamento autoral dos professores de uma escola pública. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, o quadro teórico de referência perpassou campos conceituais, distintos e complementares, no que tange o fenômeno educacional; entre eles, as políticas educacionais e formação de professores; educação e cibercultura; formação continuada de professores em serviço “in loco”; empoderamento freireano. A análise dos dados confirma a suposição de que o curso contribuiu para o empoderamento dos professores e converge com a revisão de literatura sobre a importância de as políticas públicas de formação de professores dar atenção para as necessidades dos docentes, face à materialidade histórica do seu cotidiano professoral. A segunda, ou seja, a nova proposta apresenta uma possível investigação que é desdobramento da primeira, incidindo exatamente em apontar os limites e possibilidades para a integração da comunidade escolar através de um Projeto Político Pedagógico numa gestão de caráter democrático e participativo, bem como sua implementação através das linguagens hipermidiáticas a que estamos sujeitos em tempos de cibercultura.

Palavras-chave

Cibercultura, Gestão escolar democrática, Projeto político pedagógico, Linguagem hipermidiática.

Autor(a) Correspondente
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