POR UMA DIDÁTICA DO JOGO/BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Code: 201202640
Downloads
12
Views
70
Compartilhe
Título

POR UMA DIDÁTICA DO JOGO/BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores(as):
  • Rogério de Melo Grillo

  • Eloisa Rosotti Navarro

  • Gilson Santos Rodrigues

DOI
  • DOI
  • 10.37885/201202640
    Publicado em

    14/01/2021

    Páginas

    400-414

    Capítulo

    31

    Resumo

    Embora seja considerado um “conteúdo clássico” no bojo da escola, o Jogo/brincadeira como área de conhecimento, tema e/ou conteúdo não é levado “a sério” na Educação Física escolar. Em vista disso, o objetivo deste texto é analisar pesquisas que abordam ou intentam construir especificamente (ou que se aproximam) uma Didática para o jogo/brincadeira na qualidade de área de conhecimento explorada pedagogicamente pela Educação Física escolar). A análise interpretativa se fundamentou nas leituras e nos insights que consubstanciaram as interpretações. As pesquisas trazem contribuições ao conceber o Jogo/brincadeira como atividade fundamental ao desenvolvimento e aprendizagem de crianças e jovens, elemento de cultura lúdica e/ou estratégia pedagógica, sendo conteúdo, metodologia e/ou avaliação. Porém, há insuficiências quanto à indistinção entre Jogo e Lúdico e, mormente, existe a ausência de uma didática para o Jogo/brincadeira, a qual considere a cultura lúdica dos alunos, a historicidade do jogo/brincadeira e brinquedo, as relações entre professor-alunos, o meio sociocultural e o nível de conhecimento dos alunos. Por fim, este capítulo contribui com indícios de uma didática para o Jogo/brincadeira e reafirmando que é necessário levar esta área de conhecimento “a sério” na Educação Física escolar.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Jogo; Educação Física escolar; Lúdico.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar