POR UMA DIDÁTICA DO JOGO/BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Code: 201202640
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Título

POR UMA DIDÁTICA DO JOGO/BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores(as):
  • Rogério de Melo Grillo

    Grillo, Rogério de Melo

  • Eloisa Rosotti Navarro

    Navarro, Eloisa Rosotti

  • Gilson Santos Rodrigues

    Rodrigues, Gilson Santos

DOI
10.37885/201202640
Publicado em

14/01/2021

Páginas

400-414

Capítulo

31

Resumo

Embora seja considerado um “conteúdo clássico” no bojo da escola, o Jogo/brincadeira como área de conhecimento, tema e/ou conteúdo não é levado “a sério” na Educação Física escolar. Em vista disso, o objetivo deste texto é analisar pesquisas que abordam ou intentam construir especificamente (ou que se aproximam) uma Didática para o jogo/brincadeira na qualidade de área de conhecimento explorada pedagogicamente pela Educação Física escolar). A análise interpretativa se fundamentou nas leituras e nos insights que consubstanciaram as interpretações. As pesquisas trazem contribuições ao conceber o Jogo/brincadeira como atividade fundamental ao desenvolvimento e aprendizagem de crianças e jovens, elemento de cultura lúdica e/ou estratégia pedagógica, sendo conteúdo, metodologia e/ou avaliação. Porém, há insuficiências quanto à indistinção entre Jogo e Lúdico e, mormente, existe a ausência de uma didática para o Jogo/brincadeira, a qual considere a cultura lúdica dos alunos, a historicidade do jogo/brincadeira e brinquedo, as relações entre professor-alunos, o meio sociocultural e o nível de conhecimento dos alunos. Por fim, este capítulo contribui com indícios de uma didática para o Jogo/brincadeira e reafirmando que é necessário levar esta área de conhecimento “a sério” na Educação Física escolar.

Palavras-chave

Jogo; Educação Física escolar; Lúdico.

Autor(a) Correspondente
Licença

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