POR UM DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS HUMANAS, BIOLÓGICAS, MUSICAIS E AS NEUROCIÊNCIAS NO TOCANTE À RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL PARA A EVOLUÇÃO INFANTIL

Code: 231014818
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Título

POR UM DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS HUMANAS, BIOLÓGICAS, MUSICAIS E AS NEUROCIÊNCIAS NO TOCANTE À RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL PARA A EVOLUÇÃO INFANTIL

Autores(as):
  • Gisele Reinaldo Da Silva

    Reinaldo da Silva, G

  • Carina De Farias Costa

    De Farias Costa, C

DOI
10.37885/231014818
Publicado em

01/12/2023

Páginas

88-111

Capítulo

5

Resumo

Este artigo propõe-se a perscrutar as contribuições pedagógicas da educação musical para a formação integral dosujeito, com vistas a estimular sua aplicabilidade desde a primeira infância. Pautamo-nos no diálogo comparativoentre neurociências, ciências humanas, biológicas e musicais, a partir do levantamento bibliográfico qualitativode concepções teórico-críticas de especialistas em diferentes áreas do conhecimento: Neurociências, Medicina,Psicologia, Fonoaudiologia, Musicologia e Educação. Abordamos os aspectos históricos e culturais inerentesà educação musical, avançando para a influência de estímulos musicais para o desenvolvimento cerebral, paraenfocar, por fim, nas contribuições cognitivas e emocionais oriundas dos estímulos musicais, o que justifica suarelevância na experiência educativa contemporânea, a partir da mediação docente. Averiguamos que a educaçãomusical atua na promoção da aprendizagem significativa e progresso do ser em sentido global.

Palavras-chave

infância, educação musical, aprendizagem significativa, formação integral.

Autor(a) Correspondente
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