POPULARIZAÇÃO DA NEUROCIÊNCIA: IMPACTOS NA EDUCAÇÃO E NA PESQUISA NEUROCIENTÍFICA

Code: 230412861
30
0
Título

POPULARIZAÇÃO DA NEUROCIÊNCIA: IMPACTOS NA EDUCAÇÃO E NA PESQUISA NEUROCIENTÍFICA

Autor(a):
  • Ana Cristina Troncoso

    Troncoso, A. C.

DOI
10.37885/230412861
Publicado em

31/05/2023

Páginas

88-102

Capítulo

6

Resumo

O interesse dos professores em temas neurocientíficos e sua aplicabilidade no contexto escolar vêm crescendo, no entanto, os cursos de formação, extensão e formação continuada raramente enfocam o conhecimento neurocientífico em suas grades. Boa parte das informações neurocientíficas que chega a estes profissionais são procedentes da mídia não especializada. Este quadro gera escassez de informações fidedignas, neuromitos e distorções em relação à aplicabilidade da Neurociência à Educação. Faz-se necessário o envolvimento de profissionais da área na realização da difusão da Neurociência, porém a difusão da Neurociência realizada por especialistas, tendo o professor apenas como receptáculo de informações, não se constitui em uma alternativa para contrapor esta conjuntura. Propomos, como alternativa, a vertente da Popularização Neurocientífica calcada nos conceitos da Popularização da Ciência, onde o foco consiste em possibilitar uma condição emancipatória para ambos, professores e pesquisadores. Por meio de uma comunicação bidirecional, professores e pesquisadores podem, a partir do compartilhamento de seus conhecimentos, buscar soluções conjuntas para as questões que os professores enfrentam no cotidiano escolar. Os pesquisadores, por sua vez, podem se aproximar das demandas prementes na comunidade em que sua universidade está inserida e podem, juntamente com os professores, elaborar processos de aplicabilidade dos resultados de pesquisa surgidos nos laboratórios de Neurociência à sala de aula. A Popularização da Neurociência pode assim, ser um instrumento de transformação social. Enfocamos também a necessidade do diálogo entre a Neurociência e outras áreas do conhecimento que têm o humano como objeto de estudo.

Palavras-chave

Popularização da Neurociência, Neurociências e Educação, Neuromitos, Transformação social, Interdisciplinaridade.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.