POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID E RP

Code: 230211960
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Título

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID E RP

Autores(as):
  • Cristiane Barcellos Bocacio

    Bocacio, Cristiane Barcellos

  • Viviane Maciel Machado Maurente

    Maurente, Viviane Maciel Machado

DOI
10.37885/230211960
Publicado em

31/03/2023

Páginas

81-97

Capítulo

6

Resumo

Objetivo O presente artigo tem como objetivo abordar as políticas públicas educacionais para formação de professores no Brasil, e dentro deste contexto o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e o Programa Residência Pedagógica - RP, como um aporte à formação docente. A revisão de literatura, buscou refletir sobre a importância desses programas na implementação destas políticas com vistas atender às reais necessidades da educação, possibilitando avanços para a efetivação da verdadeira cidadania Métodos: Em relação ao aspecto metodológico aplicado no trabalho, compreendendo tanto o foco quanto os objetivos da pesquisa, esta é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Resultados: Ressaltou-se que os programas, como políticas, se constituem como caminhos para a qualificação da docência na educação básica, sendo considerados imprescindíveis na formação de professores Ainda destacamos o que os autores e documentos falam sobre as políticas educacionais relacionadas ao PIBID e RP, como programas que se constituem enquanto políticas públicas educacionais que impactam positivamente na gestão escolar. Conclusão: Considerando as leituras realizadas percebemos a relevância desses programas na formação de professores, e as diferentes práticas gestoras no sistema de ensino escolar, que oportunizam o conhecimento de como os processos educativos na perspectiva da gestão democrática podem ser relevantes na qualidade educacional e na formação de professores.

Palavras-chave

Política, Educação, Formação de Professores.

Autor(a) Correspondente
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