POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID EM TEMPOS DE PANDEMIA
Cristiane Barcellos Bocacio
BOCACIO, Cristiane Barcellos
Rita Cristine Basso Soares Severo
Severo, Rita Cristine Basso Soares
03/07/2021
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Este artigo deriva de uma pesquisa iniciada no Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas – Universidade Federal da Fronteira Sul - com continuidade no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Gestão em Educação: Supervisão e Orientação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. O Objetivo foi analisar o processo de implementação e a realização do PIBID, do Curso de Pedagogia - Unidade São Luiz Gonzaga da UERGS, na Pandemia. O Método fundamenta-se nas pesquisas qualitativas e apresenta um recorte das entrevistas semi-estruturadas com supervisoras do PIBID. Como resultados apresentamos os desafios encontrados pelas supervisoras como: falta de acesso às tecnologias, condições de vulnerabilidade social dos estudantes da escola pública. Conclusão cabe ressaltar que, as atividades não presenciais são um desafio às escolas, às universidades e, ao PIBID, programa destinado a iniciação a docência que envolve a formação inicial e a formação continuada dos professores.
Políticas Públicas, PIBID, Formação docente.
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