POLÍTICAS PÚBLICAS E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO COM UM ADOLESCENTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Ani Carolini Pinto
Pinto, Ani Carolini
Gislaine Cristina Müller
Müller, Gislaine Cristina
Larissa Aguiar
Aguiar, Larissa
Nilton César Carlini Junior
Carlini Junior, Nilton César
18/11/2020
900-916
65
Com base nas políticas públicas, os sistemas de ensino devem organizar condições de acesso aos espaços, aos recursos pedagógicos e à comunicação, de modo que favoreçam a aprendizagem e a valorização das diferenças. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar quais estratégias são utilizadas em uma escola estadual de Santa Catarina para a inclusão de um adolescente com Transtorno do Espectro Autista (TEA) gravidade leve, matriculado no sétimo ano do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados, elaborou-se um roteiro de observação dos recursos de acessibilidade disponíveis na escola e um roteiro de entrevista semiestruturada aplicado à professora de artes e à segunda professora do adolescente. Conforme os dados coletados, em relação à acessibilidade, mesmo com reformas já realizadas, ainda há a necessidade de adaptar outras estruturas físicas e comunicacionais, além de adotar estratégias da acessibilidade atitudinal para toda comunidade escolar. Percebe-se na entrevista que a professora de artes tem uma visão positiva do processo de inclusão escolar de pessoas com deficiência, enquanto a segunda professora ainda busca estudar e ampliar seus conhecimentos acerca da deficiência e de estratégias que contribuam para a relação do adolescente com seus pares. Denota-se a necessidade de formação continuada que capacite os professores para o trabalho com alunos com deficiência. Espera-se que os resultados desta pesquisa auxiliem na fomentação de políticas públicas e estratégias educacionais que visem garantir autonomia, desenvolvimento, respeito e inclusão no contexto escolar.
Políticas Públicas; Inclusão; Transtorno do Espectro Autista; Psicologia.
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