POLÍTICAS PÚBLICAS E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO COM UM ADOLESCENTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Code: 200901455
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Título

POLÍTICAS PÚBLICAS E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO COM UM ADOLESCENTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores(as):
  • Ani Carolini Pinto

    Pinto, Ani Carolini

  • Gislaine Cristina Müller

    Müller, Gislaine Cristina

  • Larissa Aguiar

    Aguiar, Larissa

  • Nilton César Carlini Junior

    Carlini Junior, Nilton César

DOI
10.37885/200901455
Publicado em

18/11/2020

Páginas

900-916

Capítulo

65

Resumo

Com base nas políticas públicas, os sistemas de ensino devem organizar condições de acesso aos espaços, aos recursos pedagógicos e à comunicação, de modo que favoreçam a aprendizagem e a valorização das diferenças. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar quais estratégias são utilizadas em uma escola estadual de Santa Catarina para a inclusão de um adolescente com Transtorno do Espectro Autista (TEA) gravidade leve, matriculado no sétimo ano do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados, elaborou-se um roteiro de observação dos recursos de acessibilidade disponíveis na escola e um roteiro de entrevista semiestruturada aplicado à professora de artes e à segunda professora do adolescente. Conforme os dados coletados, em relação à acessibilidade, mesmo com reformas já realizadas, ainda há a necessidade de adaptar outras estruturas físicas e comunicacionais, além de adotar estratégias da acessibilidade atitudinal para toda comunidade escolar. Percebe-se na entrevista que a professora de artes tem uma visão positiva do processo de inclusão escolar de pessoas com deficiência, enquanto a segunda professora ainda busca estudar e ampliar seus conhecimentos acerca da deficiência e de estratégias que contribuam para a relação do adolescente com seus pares. Denota-se a necessidade de formação continuada que capacite os professores para o trabalho com alunos com deficiência. Espera-se que os resultados desta pesquisa auxiliem na fomentação de políticas públicas e estratégias educacionais que visem garantir autonomia, desenvolvimento, respeito e inclusão no contexto escolar.

Palavras-chave

Políticas Públicas; Inclusão; Transtorno do Espectro Autista; Psicologia.

Autor(a) Correspondente
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