POLÍTICAS PÚBLICAS DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL NA SOCIOEDUCAÇÃO DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI NO ESTADO DE GOIÁS
Joselia Macedo Araujo Mendonça
Mendonça, Joselia Macedo Araujo
Marilange Duarte Monteiro
Monteiro, Marilange Duarte
Francisco Alberto Severo de Almeida
Almeida, Francisco Alberto Severo de
31/07/2021
154-170
10
DIREITOS HUMANOS NA CONTEMPORANEIDADE: PROBLEMAS E EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA
Este trabalho trata das políticas públicas de reintegração social no Brasil voltadas para adolescentes em conflito com a lei. Busca-se compreender a história das políticas públicas na socioeducação no Brasil e identificar as contribuições das políticas públicas inclusivas desenvolvidas para os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no Estado de Goiás. Para isso, buscou contribuições em Marconi e Lakatos (2016), Silva e Mendonça (2019), Silva (2015), Oliveira et al. (2016), Zamora e Pereira (2013), Paes e Fernandes (2013), Foucault (1997), bem como as Leis Normatizadoras que tratam da socioeducação. A pesquisa demonstrou que há alguns aspectos positivos que contribuem na ressocialização desses sujeitos, em contrapartida, as políticas públicas desenvolvidas apresentaram-se ineficientes com vistas ao processo de reintegração social dos adolescentes que se encontram em Liberdade Assistida.
Políticas públicas, medidas socioeducativas, Ressocialização, Reintegração social.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.