POLÍTICAS EDUCATIVAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO:TRAJETÓRIAS BRASÍLICAS

Code: 210504582
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Título

POLÍTICAS EDUCATIVAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO:TRAJETÓRIAS BRASÍLICAS

Autores(as):
  • Evandro Francisco Marques Vargas

    Vargas, Evandro Francisco Marques

  • Leandro Garcia Pinho

    Pinho, Leandro Garcia

DOI
10.37885/210504582
Publicado em

03/07/2021

Páginas

210-228

Capítulo

14

Resumo

O objetivo deste texto é analisar a trajetória políticas educativas de formação docente para o ensino religioso (ER). Este objeto de estudo tem sido um tema de pesquisa que vem ganhando espaço nas discussões acadêmicas, principalmente a partir de sua regulamentação por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 1996, acionando uma disputa recorrente na questão da laicidade do Estado brasileiro no tocante à inserção deste componente no currículo da educação básica. Por isso, o uso do método de análise documental (legislativa) e de pesquisa bibliográfica para analisar o processo de participação da sociedade nas políticas educativas para a formação docente em ER de forma a deixar claro até que ponto os interesses do campo religioso buscam manter essas lacunas/desentendimentos para que possam ter seus interesses confessionais acobertados na escola pública. Esse processo resulta na construção de uma identidade científica, que nos moldes de Latour (2011) se alça na incorporação da produção coletiva do conhecimento ao destino de seu conteúdo nas mãos de quem os usar depois. Disso se conclui a premente necessidade de discussão entre a interface da formação docente para o Ensino religioso, no campo das Ciência(s) das religião(ões), com a problematização de Teixeira (2004) para a área Interdisciplinar ao refletir sobre a elaboração de critérios de avaliação para a certificação científica.

Palavras-chave

Formação Docente, Ensino Religioso, Política educacional, Ciência(s) da Religião(ões).

Autor(a) Correspondente
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