POLITICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O CICLO DE POLÍTICAS DE BALL

Code: 220107536
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Título

POLITICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O CICLO DE POLÍTICAS DE BALL

Autor(a):
  • Antonio Francisco Jacaúna Neto

    Jacaúna Neto, Antonio Francisco

DOI
10.37885/220107536
Publicado em

31/03/2022

Páginas

759-777

Capítulo

61

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH II

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise da formação de professores no contexto da formulação de duas políticas de Estado LDB/1996 e BNCC/20117. A dimensão fundante dessa análise é feita a partir do referencial epistemológico do Ciclo de Políticas de Stepthen Ball (MAINARDES, 2006) e da relação entre o Discurso e Biopoítica de Foucault (2004 e 2016). A metodologia baseia-se em explicitar os contextos de influências, redacionais e da aplicação dessas políticas, conforme o referencial teórico citado, entrelaçando-os com outros pesquisadores da área. O processo de formulação dessa política pública se deu em um período histórico repleto de implicações políticas, que são melhores entendidos, quando utilizado o referencial epistemológico acima. Como resultado, é perceptível a atualidade e fragilidade das Políticas de Formação de Professores, e do Ciclo de Políticas como ferramenta de análise dessas de políticas educacionais.

Palavras-chave

Política Educacional, Formação de Professor. LDB/1996, BNCC/2017, Ciclo de Política.

Autor(a) Correspondente
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