POESIA EM SALA DE AULA: POR QUE E PARA QUÊ?

Code: 211206918
13
4
Título

POESIA EM SALA DE AULA: POR QUE E PARA QUÊ?

Autores(as):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Almeida, Flávio Aparecido de

  • Luciano Dias de Sousa

    Sousa, Luciano Dias de

DOI
10.37885/211206918
Publicado em

26/02/2022

Páginas

171-181

Capítulo

12

Resumo

O presente estudo tem por objetivo avaliar o papel da poesia em sala de aula, como estratégia para desenvolver escrita e leitura. Considerando que a linguagem da poesia perpassa outras formas do dizer poético, ressaltamos a dupla face, lúdica e estética, capaz de despertar o interesse dos alunos pelas palavras e formas de expressão. Dentro do espaço escolar é importante ofertar ao aluno uma aprendizagem significativa baseada no desenvolvimento cognitivo e crítico. A poesia como possibilidade de formação de leitores e compreensão de temas que cercam nosso cotidiano.

Palavras-chave

Leitura, Escrita, Poesia, Sala de aula.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.