PODCAST COMO RECURSO INCLUSIVO E PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: O NOVO RITMO DA INFORMAÇÃO

Code: 230713702
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Título

PODCAST COMO RECURSO INCLUSIVO E PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: O NOVO RITMO DA INFORMAÇÃO

Autor(a):
  • Larissa Ferreira

    Ferreira, Larissa Gomes

DOI
10.37885/230713702
Publicado em

30/10/2023

Páginas

140-157

Capítulo

10

Resumo

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas pedagógicas surge como uma prática educativa inovadora que tende a permanecer no cenário educacional pela sua capacidade de motivar os alunos contemporâneos na busca pelo conhecimento. O presente artigo tem como objetivo geral apresentar o Podcast como uma ferramenta inclusiva que pode auxiliar as práticas de leitura, facilitando o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e suas variações, especificamente no 5º ano do Ensino Fundamental I (EF-I). E tem como objetivos específicos: ressaltar as diversas possibilidades de utilização dessa ferramenta em sala, analisar como a interatividade favorece o desenvolvimento do pensamento crítico e contribui para o letramento digital, possibilitando uma aprendizagem significativa e culminando na ressignificação da prática pedagógica docente. Este trabalho constitui-se de pesquisa bibliográfica, de natureza básica, com abordagem qualitativa, e outras fontes escritas.

Palavras-chave

Podcast, leitura, inclusão.

Autor(a) Correspondente
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