PODCAST COMO RECURSO INCLUSIVO E PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: O NOVO RITMO DA INFORMAÇÃO
PODCAST COMO RECURSO INCLUSIVO E PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: O NOVO RITMO DA INFORMAÇÃO
Larissa Ferreira
30/10/2023
140-157
10
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas pedagógicas surge como uma prática educativa inovadora que tende a permanecer no cenário educacional pela sua capacidade de motivar os alunos contemporâneos na busca pelo conhecimento. O presente artigo tem como objetivo geral apresentar o Podcast como uma ferramenta inclusiva que pode auxiliar as práticas de leitura, facilitando o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e suas variações, especificamente no 5º ano do Ensino Fundamental I (EF-I). E tem como objetivos específicos: ressaltar as diversas possibilidades de utilização dessa ferramenta em sala, analisar como a interatividade favorece o desenvolvimento do pensamento crítico e contribui para o letramento digital, possibilitando uma aprendizagem significativa e culminando na ressignificação da prática pedagógica docente. Este trabalho constitui-se de pesquisa bibliográfica, de natureza básica, com abordagem qualitativa, e outras fontes escritas.
Ler mais...Podcast, leitura, inclusão.
ENSINO HÍBRIDO: METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS PARA A GARANTIA DA EFETIVIDADE DO ENSINO
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.