PODCAST COMO RECURSO INCLUSIVO E PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: O NOVO RITMO DA INFORMAÇÃO

Code: 230713702
Downloads
5
Views
3
Compartilhe
Título

PODCAST COMO RECURSO INCLUSIVO E PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: O NOVO RITMO DA INFORMAÇÃO

Autor(a):
  • Larissa Ferreira

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230713702
    Publicado em

    30/10/2023

    Páginas

    140-157

    Capítulo

    10

    Resumo

    O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas pedagógicas surge como uma prática educativa inovadora que tende a permanecer no cenário educacional pela sua capacidade de motivar os alunos contemporâneos na busca pelo conhecimento. O presente artigo tem como objetivo geral apresentar o Podcast como uma ferramenta inclusiva que pode auxiliar as práticas de leitura, facilitando o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e suas variações, especificamente no 5º ano do Ensino Fundamental I (EF-I). E tem como objetivos específicos: ressaltar as diversas possibilidades de utilização dessa ferramenta em sala, analisar como a interatividade favorece o desenvolvimento do pensamento crítico e contribui para o letramento digital, possibilitando uma aprendizagem significativa e culminando na ressignificação da prática pedagógica docente. Este trabalho constitui-se de pesquisa bibliográfica, de natureza básica, com abordagem qualitativa, e outras fontes escritas.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Podcast, leitura, inclusão.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar