PLATAFORMAS DIGITAIS E O ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Erival Gonçalves Prata
Prata, Erival Gonçalves
Renan Ferreira de Sousa
Sousa, Renan Ferreira de
Josiney Farias de Araújo
Araújo, Josiney Farias de
Simonny do Carmo Simões Rolo de Deus
Deus, Simonny do Carmo Simões Rolo de
Leandro Marques Correia
Correia, Leandro Marques
11/09/2020
201-214
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TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: ENSINO E APRENDIZAGEM EM DIFERENTES CONTEXTOS
O objetivo do trabalho foi avaliar a utilização de plataformas digitais no ensino a distância em tempos de pandemia, bem como as vantagens e desvantagens, associadas com essas ferramentas para o ensino, uma visão da docência. O estudo foi realizado com docentes da rede pública e privada de ensino, por meio de um questionário online contendo 8 perguntas com sugestões de respostas fechadas e abertas, sendo formuladas com base na literatura. Participaram 22 docentes com idade média (34 anos), sendo 63,3% do sexo feminino e 36,4% do masculino, 68% dos docentes pertencem às instituições de ensino privado e 32% as públicas. Os níveis do ensino de atuação dos docentes: ensino superior (graduação) 40,9% e pós-graduação 27,3%, ensino fundamental 36,4%, médio 22,7% e técnico 9,1%. Utilizam como ferramentas de ensino Google Meet 40,9%, YouTube e Microsoft Teams em ambas iguais a 18,2%, WhatsApp 9,1% e outras representam menos de 5% cada. Os fatores na escolha das plataformas de ensino foram por recomendação das instituições as quais pertencem, devido a funcionalidade, gratuidade e realidade pandêmica atual. Os pontos positivos no uso das plataformas foram: horário flexível, ensinar e aprender em casa sem os riscos de contaminação, possibilidade de convidar especialistas para participarem do processo ensino-aprendizagem. Em relação aos problemas na utilização das plataformas: nem todos os alunos possuem internet e quando possuem é lenta, problemas técnicos, ausência de interação por parte dos alunos. Há docentes em plena atividade durante a pandemia, com domínio de docentes do sexo feminino atuando, com as instituições privadas se destacando no ensino remoto, podendo estar ligado aos fatores como encontrar uma forma, em que o docente continue trabalhando, as instituições de ensino público talvez por englobar discentes com maior dificuldade de acesso à internet esteja com a menor participação. Portanto, o ensino por meio das plataformas digitais é uma forma de alcançar um público maior e de diferentes localidades
educação a distância, ensino-aprendizagem, atuação da docência
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