PLATAFORMA SBOTICS APLICADA À FÍSICA

Code: 230312383
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Título

PLATAFORMA SBOTICS APLICADA À FÍSICA

Autores(as):
  • João Marcos Santana Correia

    Correia, João Marcos Santana

  • Suelen Rocha Botão Ferreira

    Ferreira, Suelen Rocha Botão

  • Welberth Santos Ferreira

    Ferreira, Welberth Santos

DOI
10.37885/230312383
Publicado em

29/03/2023

Páginas

110-119

Capítulo

13

Resumo

A sociedade atual carece de profissionais que apresentem habilidades e saberes perti- nentes aos novos paradigmas vigentes. Desta forma, torna-se imprescindível repensar as atitudes relativas à formação de profissionais e que atingem diretamente as estruturas da identidade profissio- nal de cada indivíduo. As ciências físicas têm apresentado enorme avanço e as conquistas de tais ciências fomentam a tecnologia e a engenharia que produzem diversos aparatos tecnológicos para a sociedade. Dessarte, o desconhecimento de vínculos entre ciência, tecnologia e sociedade afasta o profissional do ensino muitas vezes de usar tais tecnologias para aproximar a vivência de seu aluno em uma sociedade tecnologicamente evoluída com a teoria científica básica. O presente trabalho emergiu do questionamento se a robótica educacional abordada, seguindo os pressupostos constru- cionistas, pode vir a modificar as atitudes de licenciandos e posteriormente influenciar as práticas docentes com vista à construção da identidade profissional. Assim, o objetivo central desta tese é avaliar a contribuição da robótica educacional, por meio do uso da plataforma Sbotics e amparada metodologicamente pelo construcionismo, na modificação da ação docente de licenciandos do curso de Física bem como sua identidade profissional.

Palavras-chave

sbotics, robótica, ciências

Autor(a) Correspondente
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