PLANTAS MEDICINAIS UMA ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA COMO CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE BIOLOGIA
Bianca Cunha Matos
Matos, Bianca Cunha
Lucilene da Silva Paes
Paes, Lucilene da Silva
Melyssa Oliveira Gomes
Gomes, Melyssa Oliveira
Jhiemelle Amanda da Silva Rocha
Rocha, Jhiemelle Amanda da Silva
Karoline Gomes Lima
Lima, Karoline Gomes
Elisabet Alfonso Peixoto
Peixoto, Elisabet Alfonso
01/02/2022
175-192
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O ensino sobre plantas medicinais constitui um aliado no processo de resgate, permanência e valorização do uso de plantas como aliada no combate às doenças na medicina popular. Quando se estuda a área da Botânica no ensino de Biologia há uma série de dificuldades pela grande diversidade de conceitos e aplicações, muitas vezes não despertando o interesse dos estudantes. Em se tratando da histologia vegetal, que estuda a forma interna das plantas e suas reservas em metabólitos secundários, podemos desenvolver o ensino-aprendizagem por meio de atividades experimentais associando a teoria à prática. Este trabalho apresenta a proposta de promover uma aproximação com o cotidiano amazônico, pois, o uso de plantas medicinais é um fator cultural. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, Campus CMC, em uma turma do ensino médio integrado ao técnico em Mecânica, com a participação de 24 estudantes. Para a sondagem dos conhecimentos prévios sobre plantas medicinais, utilizamos um questionário composto por treze questões, sendo seis discursivas e sete objetivas. Após a sondagem realizamos as intervenções, iniciando com aulas expositivas dialogadas, para mais tarde a realização da aula prática e como meio de avaliação utilizou-se o mapa conceitual. A coleta foi realizada no jardim do IFAM/CMC. Como forma de avaliação, após as aulas teóricas e práticas, os estudantes produziram representações em desenho do corte histológico a partir das observações na aula prática, além do mapa conceitual, sendo estas as ferramentas de análise dessa abordagem. Os resultados obtidos possibilitaram perceber a iminente necessidade de aplicação de novas metodologias no processo de ensino e aprendizagem. Foi possível notar que o simples fato de permitir o contato com o microscópio e demonstrar a forma de preparo das lâminas efêmeras serviram como uma alternativa diferenciada, podendo ser um começo para estimular o interesse e a compreensão dos alunos pelos diversos temas da Botânica.
Histologia, Histologia vegetal, Plantas amazônicas, Ensino, Botânica.
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