PLANTAS MEDICINAIS UMA ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA COMO CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE BIOLOGIA

Code: 211206889
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Título

PLANTAS MEDICINAIS UMA ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA COMO CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE BIOLOGIA

Autores(as):
  • Bianca Cunha Matos

    Matos, Bianca Cunha

  • Lucilene da Silva Paes

    Paes, Lucilene da Silva

  • Melyssa Oliveira Gomes

    Gomes, Melyssa Oliveira

  • Jhiemelle Amanda da Silva Rocha

    Rocha, Jhiemelle Amanda da Silva

  • Karoline Gomes Lima

    Lima, Karoline Gomes

  • Elisabet Alfonso Peixoto

    Peixoto, Elisabet Alfonso

DOI
10.37885/211206889
Publicado em

01/02/2022

Páginas

175-192

Capítulo

11

Resumo

O ensino sobre plantas medicinais constitui um aliado no processo de resgate, permanência e valorização do uso de plantas como aliada no combate às doenças na medicina popular. Quando se estuda a área da Botânica no ensino de Biologia há uma série de dificuldades pela grande diversidade de conceitos e aplicações, muitas vezes não despertando o interesse dos estudantes. Em se tratando da histologia vegetal, que estuda a forma interna das plantas e suas reservas em metabólitos secundários, podemos desenvolver o ensino-aprendizagem por meio de atividades experimentais associando a teoria à prática. Este trabalho apresenta a proposta de promover uma aproximação com o cotidiano amazônico, pois, o uso de plantas medicinais é um fator cultural. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, Campus CMC, em uma turma do ensino médio integrado ao técnico em Mecânica, com a participação de 24 estudantes. Para a sondagem dos conhecimentos prévios sobre plantas medicinais, utilizamos um questionário composto por treze questões, sendo seis discursivas e sete objetivas. Após a sondagem realizamos as intervenções, iniciando com aulas expositivas dialogadas, para mais tarde a realização da aula prática e como meio de avaliação utilizou-se o mapa conceitual. A coleta foi realizada no jardim do IFAM/CMC. Como forma de avaliação, após as aulas teóricas e práticas, os estudantes produziram representações em desenho do corte histológico a partir das observações na aula prática, além do mapa conceitual, sendo estas as ferramentas de análise dessa abordagem. Os resultados obtidos possibilitaram perceber a iminente necessidade de aplicação de novas metodologias no processo de ensino e aprendizagem. Foi possível notar que o simples fato de permitir o contato com o microscópio e demonstrar a forma de preparo das lâminas efêmeras serviram como uma alternativa diferenciada, podendo ser um começo para estimular o interesse e a compreensão dos alunos pelos diversos temas da Botânica.

Palavras-chave

Histologia, Histologia vegetal, Plantas amazônicas, Ensino, Botânica.

Autor(a) Correspondente
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