PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS: BENEFÍCIOS AGROECOLÓGICOS, NUTRICIONAIS E FORMAS DE UTILIZAÇÃO NA ALIMENTAÇÃO

Code: 210805847
77
34
Título

PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS: BENEFÍCIOS AGROECOLÓGICOS, NUTRICIONAIS E FORMAS DE UTILIZAÇÃO NA ALIMENTAÇÃO

Autores(as):
  • Arynda Mesquita Pereira Silva

    Silva, Arynda Mesquita Pereira

  • Giovanna Valadão Araújo

    Araújo, Giovanna Valadão

  • Letícia Tóvia Romeiro Mota

    Mota, Letícia Tóvia Romeiro

  • Natália da Silva Valente

    Valente, Natália da Silva

  • Ramon Altivo Domiciano da Silva

    Silva, Ramon Altivo Domiciano da

  • Marcos Vidal Martins

    Martins, Marcos Vidal

DOI
10.37885/210805847
Publicado em

01/10/2021

Páginas

175-192

Capítulo

11

Resumo

Popularmente, as plantas alimentícias não convencionais (PANC) são vistas como plantas indesejáveis, devido a sua forma espontânea de produção. Assim, estas plantas são denominadas como “daninhas”, “mato” e até mesmo caracterizadas como “venenosas”, porém, estas plantas podem e devem ser consumidas pela população. As PANC se apresentam de várias formas, tais como, tubérculos, rizomas, talos, folhas, flores, frutos, sementes, bem como outras estruturas, as quais, poderão ser consumidas, tanto in natura como em preparações. Além disso, as PANC podem ser utilizadas para extração de óleos e gorduras, especiarias, condimentos, amaciante de carnes, além de poder fazer parte de ingredientes em diversos tipos de bebidas. As PANC na dieta podem ajudar a suprir necessidades alimentares e possibilitar o enfrentamento de barreiras presentes em realidades que nem sempre são oportunas para as camadas menos favorecidas melhorando indicadores de insegurança alimentar e nutricional. Além disso, podem ser utilizadas tanto pela população em geral, como também para indivíduos que possuem dietas alimentares com certas particularidades, como os veganos e vegetarianos. As PANC têm obtido importância gastronômica, com um objetivo de inovação gastronomia, de cardápios e sabores e ampliar oportunidades de novos sabores. A composição nutricional das plantas alimentícias não convencionais ainda é pouco explorada, bem como os seus possíveis efeitos à saúde, porém, os poucos estudos existentes revelam um grandioso valor nutritivo, bem como, respostas terapêuticas eficientes. Diante de tal potencial, faz-se necessária a realização de mais pesquisas sobre o assunto, bem como, uma maior disseminação de informações sobre elas na sociedade em geral para que elas tenham maior alcance e que a população desfrute dos seus benefícios nutricionais, culturais e econômicos.

Palavras-chave

Plantas alimentícias espontâneas; Cultura e identidade alimentar; Agroecologia; Alimentos e sustentabilidade; Alimentação saudável.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.