PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: CONTEXTO POLÍTICO E AVANÇOS DOS PNE 2001-2010 E 2014-2024

Code: 230613276
Downloads
3
Views
1
Compartilhe
Título

PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: CONTEXTO POLÍTICO E AVANÇOS DOS PNE 2001-2010 E 2014-2024

Autores(as):
  • Sandra Marquez

  • Henrique Rezende

  • Hélder Silveira

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230613276
    Publicado em

    14/08/2023

    Páginas

    84-101

    Capítulo

    6

    Resumo

    Este trabalho apresenta um estudo sobre o contexto político no qual o PNE 2001-2010 e o PNE-2014-2024 foram elaborados e aprovados. Nesse âmbito, estabeleceu-se a formação de professores, bem como os paralelos do aperfeiçoamento docente e a melhoria da qualidade da educação brasileira como objeto do nosso olhar. Os textos legais destacam avanços na compreensão da formação docente, porém, não deixam evidente o modus operandi de execução das estratégias propostas nos documentos. O alcance das metas do PNE 2001-2010 sobre formação de professores foi tímido e insuficiente para resolução dos problemas relacionados à atuação profissional. Várias das metas do primeiro plano foram incorporadas ao PNE 2014-2024 que, por sua vez, ressalta o incentivo à profissionalização da docência. Este estudo demonstra alinhamento dos PNEs com diversas pesquisas educacionais sobre o trabalho docente. No entanto, o texto legal em vigência (PNE 2014-2024) foi praticamente abandonado pelo Estado brasileiro nos últimos anos, sobretudo após a inserção da educação na Emenda Constitucional 95 que institui Novo Regime Fiscal no país.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Plano Nacional de Educação, Políticas públicas, Ensino superior.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.