PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA IDENTIDADE DO LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Samara Celestino dos Santos
Santos, Samara Celestino dos
Stefane Pinheiro Pereira
Pereira, Stefane Pinheiro
Sarah Rubhania Machado da Costa Morais
Morais, Sarah Rubhania Machado da Costa
Ana Clara Cassimiro Nunes
Nunes, Ana Clara Cassimiro
Giulyanne Maria Silva Souto
Souto, Giulyanne Maria Silva
Pamela Karina de Melo Góis
Góis, Pamela Karina de Melo
Lívia Silveira Duarte Aquino
Aquino, Lívia Silveira Duarte
Gertrudes Nunes de Melo
Melo, Gertrudes Nunes
02/04/2022
93-103
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EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: ENSINO, CONTRIBUIÇÕES E DISCURSOS - VOLUME 2
Objetivo: Nesta pesquisa tem-se o objetivo de identificar possíveis contribuições do PIBID para a formação docente na área da Educação Física no sertão da Paraíba, segundo a perspectiva de bolsistas e supervisores do programa. Métodos: Caracterizada por uma abordagem qualitativa, o estudo contou com a participação de 29 bolsistas discentes e 03 supervisores do PIBID que foram submetidos às entrevistas semiestruturadas, as quais foram tratadas por meio da análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefrève e Lefrève (2005). Resultados: Observou-se que o PIBID contribuiu de forma significativa na formação acadêmica não só dos bolsistas discentes, como também dos supervisores, permitindo conhecer a realidade escolar, além de interagir e vivenciar práticas docentes fundamentais no processo de construção da sua identidade profissional docente, dando ainda, uma visão realista da futura profissão. Conclusão: Os achados indicam que a participação no programa acarreta em modificações quanto ao modo de atuação como futuros profissionais. Logo, a participação foi essencial para compreender os benefícios do PIBID para uma formação inicial qualificada.
Formação docente, PIBID, Educação Física.
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