PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA IDENTIDADE DO LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Code: 220107113
11
5
Título

PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA IDENTIDADE DO LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores(as):
  • Samara Celestino dos Santos

    Santos, Samara Celestino dos

  • Stefane Pinheiro Pereira

    Pereira, Stefane Pinheiro

  • Sarah Rubhania Machado da Costa Morais

    Morais, Sarah Rubhania Machado da Costa

  • Ana Clara Cassimiro Nunes

    Nunes, Ana Clara Cassimiro

  • Giulyanne Maria Silva Souto

    Souto, Giulyanne Maria Silva

  • Pamela Karina de Melo Góis

    Góis, Pamela Karina de Melo

  • Lívia Silveira Duarte Aquino

    Aquino, Lívia Silveira Duarte

  • Gertrudes Nunes de Melo

    Melo, Gertrudes Nunes

DOI
10.37885/220107113
Publicado em

02/04/2022

Páginas

93-103

Capítulo

8

Resumo

Objetivo: Nesta pesquisa tem-se o objetivo de identificar possíveis contribuições do PIBID para a formação docente na área da Educação Física no sertão da Paraíba, segundo a perspectiva de bolsistas e supervisores do programa. Métodos: Caracterizada por uma abordagem qualitativa, o estudo contou com a participação de 29 bolsistas discentes e 03 supervisores do PIBID que foram submetidos às entrevistas semiestruturadas, as quais foram tratadas por meio da análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefrève e Lefrève (2005). Resultados: Observou-se que o PIBID contribuiu de forma significativa na formação acadêmica não só dos bolsistas discentes, como também dos supervisores, permitindo conhecer a realidade escolar, além de interagir e vivenciar práticas docentes fundamentais no processo de construção da sua identidade profissional docente, dando ainda, uma visão realista da futura profissão. Conclusão: Os achados indicam que a participação no programa acarreta em modificações quanto ao modo de atuação como futuros profissionais. Logo, a participação foi essencial para compreender os benefícios do PIBID para uma formação inicial qualificada.

Palavras-chave

Formação docente, PIBID, Educação Física.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.